Maria Janete Marianoff

 

Maria Janete Marianoff, participante da exposição do 1º Concurso Fotográfico do Mercado

     Inventar recursos para fazer fotos com uma máquina automática, baratinha, presente de aniversário, lá por 1974, era verdadeiramente uma aventura! De lá até ter aulas com os mestres na universidade, passaram-se muitos anos. Mas a aventura não parou nunca mais. Esta aventura de movimentar, de aquecer cada partícula do corpo da gente, quando se olha para a foto de um momento, estático, congelado pela máquina e pelo olhar, é incrível. 

     Assim como foi incrível a minha participação no concurso fotográfico para o aniversário do Mercado Público. Amei praticamente todas as fotos que fiz: das bancas, das frutas, dos trabalhadores, dos potes de sementes, da mobília antiga, da luz entrando sinuosa no final da tarde, da gente que circula por lá, do lugar visitado tantas vezes, dos cantos e escadas… 

     Chovia na tarde em que fiz a foto escolhida. Mas ainda assim, no chão, as estrelas do Mercado brilhavam intensamente.  E, no aniversário do Mercado, quem ganhou um lindo presente, fui eu. Trabalho desde 1995 com pintura à aquarela.  Sou bacharel em Pintura pela UFRGS e atualmente estou cursando Licenciatura em Artes Visuais, na mesma universidade. Dedico-me à fotografia, com a qual desenvolvo projetos paralelos à pintura. 

Contato pelo e-mail: mjmarianoff@hotmail.com 

COMENTÁRIOS