MARCO RESENDE

MARCO RESENDE

 

(2º LUGAR NO 1º CONCURSO FOTOGRÁFICO DO MERCADO PÚBLICO)

 

Marco Antonio de Faria Resende é engenheiro elétrico (PUC-MG), mestre em Administração de Empresas (UFRGS), atua como gestor de projetos (PMP) e como professor universitário. É apaixonado por fotografia e fotógrafo-amador há mais de 20 anos. Membro do fotoclube Paralelo 30, participou de exposições fotográficas e teve fotografias premiadas em concursos.

 

Historia da foto

 Sendo um mineiro apaixonado por fotografia, que há quase trinta anos se rendeu aos encantos de Porto Alegre, vejo o Mercado Público como um dos lugares mais charmosos da cidade. As clássicas linhas arquitetônicas que formam o belo prédio centenário por onde passam milhares de pessoas em busca de produtos para o seu dia-a-dia – granola e castanhas para o café-da-manhã, frutos do mar, arroz e feijão para o almoço e o jantar, erva-mate para o chimarrão – mostram-se imponentes aos transeuntes e sedutoras para os fotógrafos que tentam apreender luz e formas. Há também os que vão ao Mercado para se deliciarem com os pratos servidos nos tradicionais restaurantes, alguns quase tão antigos quanto o próprio prédio. Em busca de imagens para o concurso fotográfico comemorativo dos 140 anos do Mercado Público de Porto Alegre, deparei-me com a cena da jovem que prolonga o almoço conversando com uma amiga no restaurante Marco Zero. O contraste entre linhas retas e arredondadas, a luz no belo rosto da jovem, o olhar contemplativo de quem pensa na vida, estão poeticamente registrados na imagem em preto e branco.

Antes de ir embora, depois de mais um dia em busca de instantes fotográficos, tomei, como de costume, um expresso no Café do Mercado.

COMENTÁRIOS