Mais saúde com cuidados na escolha de alimentos

Alimentação e nutrição adequadas são fatores importantes na promoção da saúde. 

Freepik

NUTRIÇÃO EM FOCO, por Chirle de Oliveira Raphaelli, nutricionista, CRN-2 6500, conselheira do CRN-2

Se possível, faça as compras com calma, pois a escolha correta resulta em alimentos com qualidade e estes preservam mais os nutrientes, substâncias que previnem doenças.

Frutas, verduras e legumes não podem estar amolecidos, amarelados, perfurados ou com partes mofadas. As folhas externas de raízes, como cenoura, nabo e beterraba, devem estar com boa aparência.

É importante considerar os tipos de alimentos a serem adquiridos e os locais adequados de compra. Nas prateleiras, os produtos precisam estar localizados em ambientes limpos, longe da exposição solar e com as embalagens íntegras.

Os alimentos são classificados com base no grau de seu processamento. Neste sentido, prefira sempre os alimentos in natura e os minimamente processados, como frutas, verduras, raízes e tubérculos, ovos, castanhas, grãos secos, farinhas e leite pasteurizado. O ideal é que estes façam parte de sua alimentação diária.

Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, pois utilizam formulações que passam por diversas etapas e recebem conservantes e outras substâncias químicas. Refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos e batatinhas de pacote são alguns exemplos de alimentos ultraprocessados.

É recomendável a leitura dos rótulos dos produtos. A data de validade dentro do prazo objetiva conferir qualidade adequada. Alimentos de origem animal, como carnes, leites e ovos, devem conter a certificação de inspeção SIF, SIM ou SISPOA em seus rótulos.

A temperatura apropriada para alimentos refrigerados também deve ser considerada no momento da compra. É necessário ressaltar que estes produtos devem permanecer o mínimo de tempo possível fora de refrigeração.

Portadores de intolerância alimentar, alergias e outras necessidades alimentares especiais devem redobrar os cuidados na hora da aquisição de alimentos.

Para orientações para essas e outras compras, consulte um nutricionista, profissional que possui conhecimento dos alimentos, dos nutrientes e das suas funções. Bons hábitos alimentares contribuem para saúde e qualidade de vida em qualquer idade.

 

COMENTÁRIOS