Livro traz perfil de jornalista do JM

“As jornalistas” será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre e conta com o perfil de Letícia Garcia, que faz parte do Jornal do Mercado há mais de sete anos.

 

Capa

O livro “As jornalistas”, do escritor e pesquisador Benedito Saldanha, traz o perfil biográfico de jornalistas gaúchas de diversas gerações, um tributo a essas profissionais que contribuem com as suas vozes para o desenvolvimento dos veículos para os quais trabalham. “A importância desse registro é histórica, pois acredito que nenhum autor tenha abordado exclusivamente os perfis de mulheres jornalistas em livros, pelo menos aqui no estado.

Outro aspecto é trazer mais um elemento que fortaleça essa luta da mulher para se firmar no mercado de trabalho — ainda há preconceito”, diz o autor, que é também o atual presidente do Partenon Literário. Um dos perfis trazidos na obra é o de Letícia Garcia, jornalista e editora do Jornal do Mercado, que integra a equipe desde 2012. “Foi uma surpresa e uma felicidade receber este convite. É um reconhecimento que me deixa muito grata”, diz Letícia, que também atua na Revista da Cerveja, veículo da mesma empresa editora do JM.

A proposta de Saldanha, que ano passado lançou “As radialistas”, é escrever mais dois livros para integrar a série sobre jornalistas. Para o primeiro volume, foram 25 entrevistadas. “A escolha foi difícil, mas feita com muita consciência de que não seria possível escolher todas as profissionais, pois é tarefa para anos”, acrescenta Benedito. “Foi uma mescla, independentemente da idade, do veículo, mas que tenham contribuído para a área da comunicação.” “As jornalistas” será lançado pela Editora Partenon Literário no dia 10 de novembro, com autógrafos às 16h30, na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. 

 

As jornalistas — Adriana Seibert, Carla Fachim, Cláudia Laitano, Cristiane Finger, Daniela Lemes, Daniela Moraes, Daniela Sallet, Diovana Dorneles, Edieni Ferigollo, Fernanda Bastos, Fernanda Puccinelli, Jaqueline Chala, Laura Medina, Letícia Garcia, Luciana Kraemer, Mariana Bertolucci, Marla Martins, Patrícia Comunello, Paula Coutinho, Poliana Pasa, Regina Lima, Rosane de Oliveira, Rosane Marchetti, Sandra Bitencourt e Vanessa Ioris.

COMENTÁRIOS