Lanche saudável na escola

A hora do lanche na escola é, sem dúvida, um momento muito importante na rotina dos nossos estudantes. As crianças em idade escolar desenvolvem atividades físicas (brincadeiras, pular, correr) e intelectuais (capacidade de concentração, familiarização com letras e números), por isso a importância de consumirem refeições saudáveis na escola.

NUTRIÇÃO EM FOCO, por Joseane Ruschel Mancio, nutricionista, CRN-2 4510

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Além de possibilitar práticas pedagógicas, esses momentos contribuem para a socialização das crianças. Para os alunos que precisam levar lanche de casa, é importante que as famílias sigam algumas orientações na hora de preparar a lancheira.

Atenção: evite industrializados como chocolates, doces, balas, refrigerantes, bolachas com recheio e salgadinhos, que agradam às crianças, mas contêm altos teores de açúcar, sódio e gorduras, portanto, excessivamente calóricos, e não têm valor nutricional. Mas caso precisem ser utilizados, é essencial ler atentamente os rótulos e optar por produtos mais saudáveis.

Para manter boas condições de higiene e conservação, o ideal é utilizar uma lancheira térmica e guardar cada alimento embalado separadamente, evitando troca de aromas, o que pode interferir no paladar da criança.

Mais dicas:

— Líquidos: água de coco, suco de fruta natural, chás de ervas ou frutas, água aromatizada e filtrada. Se for usar suco industrializado, prefira os integrais pasteurizados, sem adição de açúcar ou adoçantes artificiais.

— Inclua uma fruta. As mais práticas são as que podem ser consumidas com casca ou cuja casca pode ser retirada com facilidade (pera, maçã, banana, ameixa, pêssego, tangerina, uva, morangos).

— Importante: carboidratos como fonte de energia. Prefira pães integrais ou com sementes (linhaça, chia, granola). Uma sugestão é preparar bolos e biscoitos nutritivos com açúcar mascavo, frutas, verduras, frutas secas e nozes.

— Evite barrinhas de cereais com chocolate e com menos de 3 g de fibra por porção. Prefira barrinhas de granola, com mix de frutas secas, que são mais nutritivas e contêm mais fibras e menos açúcar.

— Não utilize produtos diet e light, exceto para situações em que haja prescrição. Eles são pobres em energia e ricos em produtos químicos.

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