Lançada a Revista Vox

Lançada a revista Vox

 

     Com a presença de escritores, editores, colaboradores, admiradores da literatura gaúcha e comunidade da cultura em geral, foi lançada, auditório do Memorial do RS, a revista que retoma a VOX, publicação semelhante, ou seja, voltada para o mundo literário, à revista VOX XXI que circulou no governo de Olívio Dutra, entre os anos 2000 e 2004. Trazendo uma homenagem à vida e obra de Moacyr Scliar, falecido neste ano, a publicação traz textos de Carlos Nejar, Cintia Moscovich, Regina Zilberman, Walter Galvani e Ruy Carlos Osterman, entre outros. Com 64 páginas e  tiragem de cinco mil exemplares, a publicação tem distribuição gratuita e se propõe a ser um espaço para debate de ideias que contemplam novas propostas e novas linguagens em suas diferentes manifestações. “Essa revista veio preencher um espaço que estava vazio na comunidade literária do Rio Grande do Sul”, disse o secretário da Cultura, Assis Brasil. A revista, editada pelo jornalista cultural Tailor Diniz, é fruto de uma parceria do Instituto Estadual do Livro (IEL) e Corag e a cada edição deverá ter um tema central dominante.

CONCORRIDO LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE ESCURINHO

     “No Último Minuto, a história de Escurinho: futebol, violão e fantasia”, livro do jornalista Jones Lopes da Silva, de Zero Hora, teve movimentadíssimo lançamento na Feira do Livro. Resultado de um trabalho de investigação que reconstrói a história do ídolo do futebol gaúcho Escurinho, recentemente falecido, o livro em quatro anos de pesquisas teve o depoimento de 300 pessoas e mais de 120 fitas gravadas. As conversas com o jogador, que ficou famoso por entrar quase sempre nos momentos finais dos jogos e, invariavelmente, marcar gols de cabeça, tiveram início em 2007. A obra foi viabilizada pela lei federal de incentivo à cultura – Lei Rouanet, com o apoio do BRDE.

TRAGÉDIA DA RUA DA PRAIA EM QUADRINHOS

 

     Outro grande lançamento desta Feira do Livro foi este livro que reúne o consagrado cartunista Edgar Vasques, colaborador aqui do Jornal do Mercado e o jornalista Rafael Guimaraens, autor do roteiro. É, na verdade, uma versão gráfica, em quadrinhos, do premiado “Tragédia da Rua da Praia”, do próprio Rafael, lançado em 2010 pela Editora Libretos. O tema trata de um assalto praticado por quatro misteriosos estrangeiros a uma casa de câmbio que sacudiu a cidade no começo do século XX. Textos enxutos e enquadramentos desconcertantes, em preto e branco, de Edgar surpreendem o leitor a cada página desta intrigante história.

 

NOVO CD DE RICHARD SERRARIA

 

     Agende-se para o show de lançamento de Richard Serraria, “Pampa Esquema Novo”. Com novas sonoridades e temáticas, Richard mostra toda  intensidade de compositor que marcou sua carreira no Bataclã F.C. O show inicia às 8 e meia da noite e as senhas começam a ser distribuídas a partir das 7 da noite.

COMENTÁRIOS