Jatos de água e revitalização do Largo Glênio Peres

Jatos de água e revitalização do Largo Glênio Peres

 

Uma série de 19 jatos de água ornamentais foi entregue à população juntamente com a conclusão do calçamento do Largo Glênio Peres, na manhã do dia 26 de setembro. As obras fazem parte do projeto de revitalização do Centro Histórico, firmado entre a Coca-Cola – Vonpar e a Prefeitura de Porto Alegre.

Os jatos de água, que a noite são iluminados por lâmpadas de LED multicoloridos, brotam do chão a uma altura de 2,5 metros de altura, abastecidos por um reservatório que está no subsolo do Largo, que comporta 12 mil litros de água e é impulsionado por três bombas elétricas, o qual é recolhido pelo reservatório para total reaproveitamento.É apenas uma das obras realizadas pela parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Coca-Cola – Vonpar, que abrange o projeto de revitalização do Centro Histórico, o Projeto Viva o Centro. Segundo Deise Dornelles, diretora de comunicação e marketing da Vonpar SA, as obras tem um objetivo principal. “Nós temos um propósito, tanto a Vonpar como a Coca-Cola, de deixar um legado para a comunidade, então essa parceria nos enche de orgulho”, salienta.

Além disso, a pavimentação do Largo, a colocação de rede wireless, câmeras de segurança, decks para bares e restaurantes e o jardim da Praça XV integram a revitalização do espaço. Deise também enfatiza que o espaço revitalizado é para trazer conforto, se tornando agradável para que a população possa almoçar, jantar e fazer um happy hour com família, amigos e colegas de trabalho. Para Paulo Henrique Göttert, presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central de Porto Alegre (ASCOMEPC), a revitalização do Largo é muito importante para o Mercado Público. “Tudo que vem para qualificar e melhorar o entorno do Mercado, ou mesmo dentro do Mercado, é obviamente muito bem vindo e bem visto pela Associação, porque o nosso foco é exatamente de poder estimular o comércio, e essas melhorias em volta do Mercado fazem com que ele se torne mais atrativo para a população e para os clientes”, conclui. Göttert afirma ainda que serão implantadas 33 câmeras de segurança pela Procempa, dentro e fora do Mercado Público, até final do ano.

Após um mês em funcionamento, os jatos de água recebem ajustes desde o dia 23 de outubro. Serão realizados serviços de regulagem de vazão e altura dos jatos, além da colocação de calha para eliminar perdas de água, que foram observadas ao longo do mês no reservatório.  Está sendo avaliada a implantação de avisos sonoros para evitar que pessoas sejam surpreendidas e molhadas acidentalmente pelo chafariz. Para auxiliar a identificação por deficientes visuais, serão colocadas faixas de piso podotátil no local.

 

 

Foto: Ricardo Giusti / PMPA

COMENTÁRIOS