Investindo na qualidade do atendimento

Consultoria

 

Investindo na qualidade do atendimento

 

Pela suas características, o Mercado Público tem um atendimento diferenciado. Muitos fregueses o procuram justamente por isto. É uma relação mais próxima e, em muitos casos, os donos da bancas conhecem os seus clientes já de longa data, trocam informações, receitas. Mas, mesmo assim é preciso evoluir e acompanhar as tendências do mercado.

 

Renato Russowsky é consultor, especializado em marketing e planejamento comercial, habilitado pelo SEBRAE para trabalhar na área de consultoria em atendimento. Foi ele quem ministrou o primeiro curso de atendimento ao cliente para os funcionários e permissionários interessados em melhorar o atendimento de suas bancas. “O atendimento, aqui ou em qualquer outra empresa, deve ser usado como ferramenta de conquistar clientes, fruto de uma política, de organização, não só baseado na boa educação ou na boa vontade dos funcionários que atendem. Tem que ser organizado, com funções bem atribuídas, responsabilidades, para que se estabeleça um conceito com a comunidade. Sou bem atendido, encontro o que eu quero, o pessoal é gentil: o conceito tem que ser determinado pela qualidade do atendimento”.

Segundo o consultor, o Mercado é uma entidade muito conhecida e pela história que tem, é um lugar privilegiado. “Mas tudo pode ser feito melhor. E para isto o Mercado está apostando em cursos de treinamento para melhorar o seu atendimento”, informa. O importante em um negócio, define ele, é ter conhecimento, habilidade e atitude. “Talvez o mais difícil seja a atitude porque ela é a contribuição pessoal de cada um”, diz Russowksy, satisfeito com o andamento dos trabalhos até aqui.  Já Luis Augusto da Silva, 38 anos, 19 dos quais trabalhando na Banca 26, se diz muito contente e satisfeito com o que está aprendendo no curso.  Segundo ele todos que participam estão gostando muito. “Tem que saber mais das coisas, a gente sabe, mas não tem aquela “manha”. Já deu para aprender como chegar e ativar o freguês”, diz ele, ressaltando que também com o curso está aprendendo a trabalhar mais em equipe e ensinar os mais novos que estão chegando.

COMENTÁRIOS