Imigração japonesa no Brasil e no RS

ESPECIAL

A comunidade japonesa comemora neste ano de 2008 o centenário de sua imigração para o Brasil. O nosso país abriga a maior população japonesa fora do Japão, cerca de 1,5 milhões de pessoas. Por isso, as homenagens estão sendo prestadas tanto aqui no Brasil quanto no Japão.
Os primeiros imigrantes chegaram em 18 de junho de 1908 ao porto de Santos, do navio Kasato Maru desembarcaram 165 famílias de japoneses. A maioria destas famílias era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão.
Nesta época, nosso país precisava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão sofria pelo grande crescimento populacional. Diante desta situação os dois países selaram um acordo imigratório.
Quase cinquenta anos depois é que começaram a chegar os primeiros imigrantes japoneses ao Rio Grande do Sul. Em 20 de agosto de 1956, vinte e três japoneses desembarcaram no porto de Rio Grande. Pesquisas indicam que hoje seriam cerca de mil e quinhentos japoneses, e três mil descendentes em todas as regiões do Estado.

COMENTÁRIOS