Histórico do último ano mercadeiro

Nas comemorações do seu aniversário, destacamos o último ano do Mercado Público, mês a mês, visto sob o olhar do Jornal do Mercado. Aos 149 anos, o velho Mercado ainda resiste como um grande patrimônio público dos gaúchos.

ESPECIAL | 149 anos do Mercado Público


 

OUTUBRO/2017 — Mercadeiros assumem o PPCI

Foto: Fabiane Pereira

Nossa edição nº 112 trouxe o aniversário do Mercado Público como um dos seus principais destaques. E registrou a iniciativa pela Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), que reúne os mercadeiros, de assumir o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) do prédio. O termo foi assinado com a prefeitura, via Procuradoria Geral do Município (PGM), em fins de setembro de 2017. Confira a matéria na íntegra aqui.

 

NOVEMBRO/2017 — Modelo de gestão do Mercado começa a ser debatido

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

O mês marcou o início das conversações entre prefeitura e mercadeiros (até então, não ouvidos) sobre o futuro do Mercado e o modelo de gestão a ser implantado: uma possível parceria público-privada (PPP), anunciada pelo poder público. Foram duas reuniões, nos dias 7 e 10 de novembro, sendo que a última também envolveu a minuta da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) do edital proposto para selecionar interessados na gestão do prédio. Confira a matéria na íntegra aqui.

 

DEZEMBRO/2017 — Prossegue diálogo com a prefeitura e PPCI é encaminhado

Foto: Leticia Garcia

Prosseguiram em dezembro as conversas entre o prefeito Nelson Marchezan Jr. e os mercadeiros sobre o futuro do Mercado. O prefeito reafirmou a ideia de buscar a PPP para o Mercado. Por outro lado, no dia 18 foi anunciada a oficialização do acordo entre a Ascomepc e a prefeitura para o início das obras do PPCI. Só com a sua instalação o segundo piso poderá, finalmente, ser reaberto. Confira a matéria na íntegra aqui.

 

JANEIRO/2018 — Mercado reconhecido pelo TripAdvisor

MERCADO PÚBLICO CENTRAL DE PORTO ALEGRE JORNAL DO MERCADO

Foto: Fabiane Pereira

A plataforma de turismo TripAdvisor.com.br, conhecida (e reconhecida) por trazer informações turísticas e avaliações de visitantes sobre locais turísticos de todo o mundo, concedeu ao Mercado Público o Certificado de Excelência 2017. Criado em 2010, o Certificado premia anualmente estabelecimentos que oferecem serviços de qualidade, bem cotados através de muitas avaliações excelentes dos viajantes durante o ano. Confira a matéria na íntegra aqui.

 

FEVEREIRO/2018 — Religiosidade no Mercado

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Foto: Fabiane Pereira

Marco e referência de espiritualidade ancestral, o Mercado Público é palco de muitas manifestações religiosas, em especial de religiões de matriz africana, dado às suas origens. É também espaço de fé de outras religiões, como a católica. Assim, em fevereiro, foram homenageados Pai Paulinho do Xeroquê, líder afro-umbandista, e o padre Gelson Ferreira por serviços religiosos realizados no MP. A iniciativa partiu da Ascomepc e da Coordenação de Próprios do Departamento Municipal de Produção, Indústria e Comércio (DMIC). Confira a matéria na íntegra aqui.

 

MARÇO/2018 — 85 anos do inspirador do Largo Glênio Peres

a figura de Glênio PeresSituado ao lado do Mercado Público, o Largo foi criado em 1992, quando a prefeitura decidiu retirar do local os terminais de ônibus existentes. O espaço é uma homenagem ao jornalista, ativista cultural e político Glênio Peres, que foi vice-prefeito da cidade na gestão de Alceu Collares, em 1985. Falecido em 1988, faria 85 anos em 2018. O lugar foi criado como área de convívio social e de manifestações culturais. Confira a matéria na íntegra aqui.

 

ABRIL/2018 — A “novela” do PPCI: mercadeiros aguardando audiência com o MP

Mercado Público de Porto Alegre Relógio Masson

Foto: Brayan Martins/ PMPA

Depois de adiamentos e reuniões, a Ascomepc reuniu toda a documentação necessária para audiência que firmaria o acordo entre o Ministério Público e a prefeitura de Porto Alegre, autorizando a Associação a assumir o PPCI do Mercado. A homologação aconteceria, então, no fim do mês. Confira a  matéria na íntegra aqui.

 

MAIO/2018 — Os 15 anos da Feira do Vinil

Feira do Vinil Mercado Público de Porto Alegre - Jornal do Mercado

Foto: Fabiane Pereira

A feira começou na Praça da Alfândega na década de 1990. Até que o vereador Adeli Sell (PT), idealizou o projeto de instalar a Feira do Vinil no Mercado Público, o que aconteceu em 2003. Desde lá, ela vem ocorrendo uma vez por mês, geralmente na segunda semana, reunindo diversos expositores que levam verdadeiras raridades do gênero para o público. Confira a matéria na íntegra aqui.

 

JUNHO/2018 — Edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI)

O primeiro passo na privatização do Mercado Público - Jornal do Mercado

Foto: Luciano Lanes/PMPA

Assinado no dia 17 de maio, o edital foi o primeiro passo importante que a prefeitura deu no sentido de privatização da gestão do Mercado. Por meio dele, empresas e grupos interessados puderam apresentar estudos técnicos com propostas para a assumir a administração do MP. Em 15 de junho, a vereadora Sofia Cavedon (PT) protocolou no Ministério Público um pedido da sua anulação, que continua em análise. Confira a matéria na íntegra aqui.

 

JULHO/2018 — Os cinco anos do incêndio

Foto: Leticia Garcia

Cinco anos depois do incêndio de julho de 2013, o segundo piso continua interditado. Cinco restaurantes e uma sorveteria, que foram atingidos pelo fogo, continuam operando provisoriamente no Espaço de Eventos, no térreo do Mercado. A escada rolante (que deverá ser substituída) também continua inoperante, e, o pior, o público segue privado de dispor integralmente do Mercado. Confira a matéria na íntegra aqui.

 

AGOSTO/2018 — Começam as obras do PPCI

Foto: Fabiane Pereira

Na segunda semana do mês, teve início a obra de restauração das escadas laterais, itens importantes do PPCI. Essa obra, e todas as outras que estão incluídas no Plano, são financiadas pelos próprios mercadeiros, que assumiram essa etapa em maio. Confira a matéria na íntegra aqui.

 

SETEMBRO/2018 — Projeto do PPCI concluído

Foto: Leticia Garcia

Com um ritmo acelerado nas obras de restauração das escadas, o Mercado passou a viver boas expectativas, finalmente, com a conclusão do projeto do PPCI, que, além de adiada a sua assinatura, também teve que ser refeito devido a novas normas. O Plano tem grande importância por ser a última fase para que o segundo piso possa ser, enfim, reaberto. Com isso, os estabelecimentos que ocupam provisoriamente o Espaço de Eventos poderão retornar aos seus lugares para receber o público em um espaço bem mais amplo e adequado. Confira a matéria na íntegra aqui.

 

 

 

COMENTÁRIOS