HomeEspecial

Happy hour: aqui todas as horas são felizes

ESPECIAL, Verão

 

No Mercado você vai encontrar uma infinidade de bares para tomar cervejas, chopes, sucos, drinques, com os ótimos acompanhamentos para
aquele happy-hour esperado no fim de tarde para espantar o stress do dia. Veja algumas sugestões.

Térreo do Mercado

Frappé do Café do Mercado

 

FRAPPÉ DO CAFÉ DO MERCADO
Quem disse que cafeteria também não tem produtos para o verão? No Café do Mercado você pode encontrar, além de sucos, refrigerantes, cervejas, água e drinques, o festejado frappé, que pode ser servido nos sabores de baunilha e mocha, com essências de creme irlandês, baunilha, amêndoas, avelãs e caramelo. E, se você quiser, ainda pode vir decorado com chantilly. Divino.

 

Chopp e bolinho de bacalhau do Bar Naval

NAVAL – CHOPE E BOLINHOS DE BACALHAU
No centenário bar do Mercado Público, hoje capitaneado pelo garçom-poeta Paulo Naval, uma boa pedida é o chope, um dos mais famosos da cidade, acompanhados dos também famosos bolinhos de bacalhau. No fim da tarde costumam chegar os clientes mais conhecidos e os habitués. Para aqeules que, por incrível que pareça, ainda não conheçam o Naval, aproveitem para olhar as fotos e objetos nas paredes. É uma viagem no tempo.

 

GAMBRINUS, HAPPY HOUR DE TRADIÇÃO
O Gambrinus é um dos bares-restaurantes dos mais tradicionais e antigos da cidade e uma parada obrigatória no Mercado Público. Famoso por abrigar a cadeira que foi do cantor Francisco Alves, erguida na parede, acima da também famosa Mesa 1, o Gambrinus tem muitas atrações no seu happy-hour. O garçom José, um dos mais antigos da casa, sugere para o happy hour chope da Brahma bem gelado, bolinhos de bacalhau e batata, picadinho de frios, sanduíche aberto e file mignon à xadrez.

CHOPE E PASTÉIS DA NOVA VIDA
Ainda no andar térreo, a pastelaria Nova Vida (lj 83) tem como ponto forte para o happy-hour o chope da Nova Schin e os seus já conhecidos pastéis. E neste verão Rodrigo, o dono, aposta no prato que vem sendo chamado de 5 Estações, que apresenta uma salada com cinco tipos de frutas e mais um grelhado. É de conferir.

CACHAÇARIA DO MERCADO – MUITO ALÉM DA CAIPIRINHA
Uma completíssima cachaçaria espera pelos experts da mais bebida típica nacional, a cachaça, que a banca traz de todo o país. Marcas famosas, principalmente mineiras, sem deixar de valorizara produção local. Ótimas opções para a nossa tradicional caipirinha, que sempre vem bem no verão, especialmente para ir aperitivando enquanto o churrasco não fica pronto. Claro, existem outras desculpas, também. Invente a sua, mas com moderação.

PIZZAS NO RESTAURANTE DA BOLSA
Também conhecida como Banca 71, sob o comando de Alexandre Primaor, a casa aposta com tudo nas suas pizzas, uma novidade da casa, para cativar os clientes neste verão. Alexandre dá o serviço: cerveja gelada e pizza xadrez, principalmente, em todos os tamanhos, pequena, média e grande. O lugar fica também no térreo.

Pastel e suco da Lancheria Luz

 

LANCHERIA LUZ
Agradável lugar para tomar sucos e saborear bons pastéis.

 

 

 

 

 

Altos do Mercado: happy hour o tempo inteiro

A ideia é que nos altos do Mercado todas os momentos sejam felizes. Recentemente reformado, pintado, ganhando novo piso nos corredores e paredes retocadas, o piso superior apresenta várias novidades. Os quadrantes para os clientes também ganharam novas mesas e cadeiras, o restaurante japonês Sayuri trocou de lugar, passando a ocupar as lojas 68 e 70, sendo também inaugurada a loja Doces de Pelotas, nas lojas 62, 64 e 66 e em breve virá a esperada churrascaria. Veja as opções que você tem nos altos do Mercado:

BAR, RESTAURANTE MARCO ZERO
Um dos maiores em espaço, oferece uma bonita vista da cidade. A casa diz ter a cerveja mais gelada do Mercado e que o forte do seu “happy” é o peixe ao xadrez e o picadinho, onde vão azeitona, presunto, salamito e palmito, entre outras delícias. Um dos diferenciais da casa é que ela tem música ao vivo.

SAYURI – RESTAURANTE JAPONÊS
O único restaurante japonês do centro, já há oito anos do Mercado, o Sayuri recentemente trocou de lugar, ocupando um espaço de duas lojas. Com uma nova decoração, mais clean e oriental, o Sayuri tem sushis como forte para a estação. A cozinha japonesa é uma comida típica de verão. E aí reinam os sushis, acompanhados de um sakê gelado, ou mesmo caipirinha de sakê, claro, uma invenção brasileira. A pedida são as porções individuais ou combinados de salmão, atum, kani kama e linguado, sugere Lauro Oliveira, um dos atendentes.

CASA DE PELOTAS
Recentemente inaugurada, a Casa de Pelotas se apresenta em um belo espaço, com cuidada decoração (incluindo azulejos antigos trazidos de Pelotas), e uma ótima opção para conversar tomando chopes, sucos, cervejas ou drinques, saboreando os famosos doces de Pelotas e boas opções de salgados, como quiches, por exemplo. Umas das boas novidades do Mercado.

BAR CHOPE 26
Um simpático e pequeno bar chope, onde o forte para quem quer levar a vida leve neste verão nos altos do Mercado, são cerveja gelada e o picadinho da casa, além do delicioso carreteiro com camarão.

RESTAURANTE MAMMA JULIA
Casa bastante conhecida do Mercado Público, o Mama Júlia tem um dos happy-hours mais concorridos, onde o forte é o tradicional Pastel de Bacalhau. Mas também são excelentes opções o camarão no palito com queijo e camarão ao alho e óleo. Para acompanhar boas cervejas geladas e um bem tirado chope da Brahma.

TABERNA 32
Recentemente reformada, a Taberna 32 tem um público fiel, assegurado por um bom atendimento, cerveja gelada, chope da Brahma e bons aperitivos como bolinho de bacalhau, fritas e polentinha com queijo. Claudiomiro, o Cláudio, feliz proprietário, sugere ainda o Prato Tropical, à base de frutas e um grelhado, acompanhando arroz branco.
Bar com longa história no Mercado, funcionando desde 1966, o Bar Bagé manda ver neste verão com cervejas e acompanhamentos como fritas, iscas, picado e peixe xadrez.

 

 

O entorno do Mercado

Mesas na rua no Largo Glênio Peres
Uma das inovações do Mercado Público a partir do início desta década foi a implantação de mesas na rua, do lado do Largo Glênio Peres. Uma ideia que deu certo e que a SMIC pretende aperfeiçoar em 2008, segundo o Coordenador do Mercado, Marco Antônio Pinto. A idéia é qualificar o espaço, inclusive com a colocação de um deck. Mas enquanto as novidades não chegam, os frequentadores do Mercado podem aplacar o calor com chopes, cervejas, refrigerantes e águas em vários bares daquele quadrante, que também servem lanches, petiscos e refeições. São eles:

SERVIÇO
CAFÉ DO MERCADO – LJ 103
BAR CASTELO– LJ 113
BAR, CAFÉ E RESTAURANTE ESPORTE – LJ 115
CAFÉ, RESTAURANTE PAN-AMERICANO – LJ 123
LANCHERIA METRÔ – LJ 125
BAR CHOPP RESTAURANTE HAVANA – F. 3224.5518 LJs 127, 129
LANCHERIA COPACABANA – LJ 131 (também com mesas na parte interna)
CONFEITARIA E PADARIA PÃO DE AÇÚCAR – LJS 105, 107 E 109

Enquanto o ônibus não vem
Do lado da Praça Parobé, onde estão os terminais de ônibus, o Mercado Público também oferece três bares e restaurantes para o público. Ali você pode tomar uma cerveja gelada, com várias opções de marcas, muito refrigerantes para hidratar no verão, assim como sucos. Todos eles também oferecem refeições e muitas opções de lanches e até petiscos. Então escolha o seu bar, baixe uma cerveja e torça para que o ônibus demore um pouquinho mais.

SERVIÇO
BANCA 21 – LJ 21
RESTAURANTE E LANCHERIA SANTA CRUZ – LJ 7
RESTAURANTE GAÚCHO – LJ 49
LANCHERIA LUZ – LJ 47

De frente para o Guaíba
Conta a história e os que viveram tempos mais antigos que deste lado do Mercado, que dá para Av. Júlio de Castilhos, via-se o rio e que em tempos remotos as águas viam bater bem próximas do Mercado. Bem, hoje nem precisava tanto. Bastava não existir o Muro da Mauá para pode se tomar uma geladinha conversando com os amigos, vendo o Guaíba e sua belas ilhas ao fundo. Mas como isto os tempos não trazem mais, peça para o garçom trazer a sua gelada num desses muitos bares e restaurantes que o Mercado tem deste lado, aliás, onde os orixás dizem que é o lado certo para se entrar no MP. Confira:

SERVIÇO
METRÔ LANCHES – LJ 59
BAR E LANCHERIA NEVES – LJ 47
RESTAURANTE E LANCHERIA RIO D’OURO – LJ 37
BAR EMBAIXADOR – LJ 33
BAR SANTOS – LJ 31
ESTAÇÃO PASTEL – LJS. 20 e 21

COMMENTS