O feriado de Páscoa está se aproximando e, com a chegada da data, iniciam os preparativos para o almoço em família na Sexta-feira Santa, que este ano acontece no dia 19 de abril. Pensando nisso, esta edição do Cozinhando com o Senac traz uma sugestão do professor do curso de Cozinheiro da Faculdade Senac Porto Alegre, Gilles Saraiva, com o tradicional peixe e, é claro, uma sobremesa.
COZINHANDO COM O SENAC, por Faculdades Senac
Mas antes de apresentar as receitas, vamos conhecer um pouco da história desse cozinheiro de 29 anos, que largou a comunicação pela cozinha. A trajetória de Gilles na gastronomia iniciou em 2013, quando decidiu abandonar a graduação em Publicidade e Propaganda na Ufrgs para cursar gastronomia na UFCSPA.
Mas a paixão pela cozinha veio muito antes disso. Gilles sempre procurou ler e assistir reality shows sobre o tema. Ao conhecer as técnicas nos programas, buscava pesquisar e estudar cada uma delas e aproveitava, então, as reuniões com os amigos para praticá-las.
Hoje, Gilles atua no setor de Soluções Corporativas da Faculdade Senac Porto Alegre, onde presta consultoria sobre técnicas de cozinha, reformulação de cardápios e orientação sobre os processos para empresas.
O professor passou a integrar também o time de docentes da Gastronomia da instituição, e, a partir deste mês, além de ministrar em oficinas culinárias, dará aulas aos alunos do curso de Cozinheiro.
Durante a sua formação, o então aprendiz de Cozinheiro buscou oportunidades de estágio para se aperfeiçoar e conhecer um pouco mais sobre o universo da gastronomia.
Natural de Porto Alegre, ele, que morou até os 11 anos na cidade de Triunfo, também acumula experiências em diversos estabelecimentos na área, e destaca uma oportunidade internacional que surgiu quase no final da graduação: “Fui selecionado para uma bolsa do Ministério de Turismo, em um curso de Turismo e Hospitalidade na Newcastle College, na Inglaterra”.
A experiência na Europa durou três meses, onde passou a aprimorar técnicas em um projeto interdisciplinar com a área de turismo. Ao final do curso, o desafio, que ele dividiu com uma colega, era produzir pratos inspirados na gastronomia brasileira para um evento de 50 pessoas: “Todos adoraram, foi bem gratificante!”, salienta.
Ao retornar para a faculdade, ele foi convidado por uma professora para dar uma aula em uma disciplina de cozinha europeia. E foi a partir daí que descobriu uma nova paixão: a docência!
O jovem professor sabe que seguir estudando é essencial. Em breve, pretende ingressar no mestrado e, futuramente, no doutorado.
Para ele, a missão de ser docente vai muito além das salas de aula: “Às vezes pode parecer trivial, mas através do conhecimento é possível mudar a vida das pessoas, e isso tem um significado especial para mim”, finaliza.
Tilápia no papillote com batata doce, alho-poró e pesto de agrião
Ingredientes
- 350 g de filé de tilápia
- 50 mL de azeite de oliva
- 250 g de batata doce
- 1 alho-poró
- 20 g de tomilho
- 1 limão siciliano
- 2 folhas de papel manteiga
- ½ maço de agrião
- ½ xícara de nozes
- ½ maço de manjericão
- 50 g de parmesão
- 200 mL de azeite
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Corte a batata doce e o alho-poró em rodelas finas. Faça um quadrado do papel manteiga, de pelo menos o dobro do tamanho do filé de peixe.
- Posicione a batata no centro do papel e tempere. Coloque o peixe em cima das batatas e tempere.
- Finalize com o alho-poró e pedaços da casca de limão e tomilho. Feche o papel, juntando as duas extremidades.
- Bata o agrião, o manjericão, as nozes, o parmesão e o azeite no liquidificador até virar uma pasta homogênea.
- Asse o peixe em um forno a 180 °C por 20 min.
- Finalize com o pesto de agrião.
Torta de chocolate com caramelo salgado
Ingredientes
- 200 g de biscoito Maria
- 250 g de manteiga (150 g para a base, 100 g para o recheio)
- 370 g de chocolate amargo
- 400 g de creme de leite fresco (para o recheio)
- 1 colher de sopa de mel
- 100 g de açúcar demerara
- 100 g de creme de leite fresco (para o caramelo)
- Flor de sal a gosto
Modo de preparo
- Triture as bolachas em um processador até obter uma farofa bem fina. Misture com a manteiga derretida.
- Coloque a mistura em uma forma circular e aperte bem para que fique uma camada homogênea.
- Leve ao forno a 180 °C por 5 a 10 min ou até dourar. Aqueça o creme de leite em fogo baixo até ferver.
- Despeje o creme de leite sobre o chocolate meio amargo picado e misture até obter uma ganache lisa. Junte o mel e a manteiga e misture.
- Disponha a mistura na massa de torta assada e leve à geladeira por cerca de 2h ou até firmar.
- Em uma panela, coloque o açúcar demerara até obter um caramelo.
- Junte uma pitada de flor de sal, o creme de leite e mexa até ficar liso.
- Sirva a torta com o caramelo salgado por cima.
Para conferir mais detalhes das receitas, acesse o site do Senac-RS (Notícias)
Fotos: Leticia Caimi
[newslleter]