Conhecida por ligar a Rua dos Andradas à Rua José Montaury, a Galeria Chaves se mantém na memória afetiva dos porto-alegrenses. É um marco histórico da cidade, muito lembrada por sua irreverência arquitetônica nos anos 1930.
O edifício é considerado um divisor de águas na arquitetura moderna de Porto Alegre no século XX.
Quando foi inaugurada, em abril de 1930, os jornais da época a descreviam como um local de “comodidade, elegância e distinção”, que representava, em meio ao aspecto colonial da cidade, “um tom marcado de cidade europeia”. Inclusive, essas publicações da época ajudam a solucionar um erro histórico.
O seu registro de fundação data o ano de 1936. Mas, na verdade, desde fevereiro de 1930 a galeria já estava em funcionamento.
O seu projeto arquitetônico foi encomendado pela tradicional família Chaves Barcelos ao arquiteto e escultor Fernando Corona.
O estilo remete aos modelos dos palácios renascentistas, constituindo-se de seis andares e um subsolo.
Inicialmente, o térreo era destinado a variados espaços comerciais, enquanto os pavimentos superiores abrigavam apartamentos e consultórios médicos.
Foi o primeiro prédio de Porto Alegre a conciliar atividades de passeio e compras — um embrião dos shopping centers.
A euforia por conta da novidade fez com que o prefeito (intendente) da época, Alberto Bins, sugerisse durante o discurso de inauguração a construção de um viaduto para ligar a passagem coberta da galeria ao Mercado Público.
Mas a ideia foi abandonada logo após a cerimônia. O fato é que um dos charmes do local era o corredor que ligava, de um lado, o Abrigo dos Bondes da Praça 15 e, do outro, a Rua da Praia, a grande sala de estar da cidade na época.
O prédio foi tombado como Patrimônio Cultural da cidade em 17 de abril de 1986.
Em 2011, passou por uma grande reforma, com foco na recuperação e modernização.
Foram restaurados os vitrais internos, elevadores de época, claraboia, pisos e fachadas, além da instalação de escadas rolantes.
O número de lojas também foi ampliado de 42 para 62.
[newslleter]