Galeria Chaves

Conhecida por ligar a Rua dos Andradas à Rua José Montaury, a Galeria Chaves se mantém na memória afetiva dos porto-alegrenses. É um marco histórico da cidade, muito lembrada por sua irreverência arquitetônica nos anos 1930.

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

O edifício é considerado um divisor de águas na arquitetura moderna de Porto Alegre no século XX.

Quando foi inaugurada, em abril de 1930, os jornais da época a descreviam como um local de “comodidade, elegância e distinção”, que representava, em meio ao aspecto colonial da cidade, “um tom marcado de cidade europeia”. Inclusive, essas publicações da época ajudam a solucionar um erro histórico.

O seu registro de fundação data o ano de 1936. Mas, na verdade, desde fevereiro de 1930 a galeria já estava em funcionamento.

O seu projeto arquitetônico foi encomendado pela tradicional família Chaves Barcelos ao arquiteto e escultor Fernando Corona.

O estilo remete aos modelos dos palácios renascentistas, constituindo-se de seis andares e um subsolo.

Inicialmente, o térreo era destinado a variados espaços comerciais, enquanto os pavimentos superiores abrigavam apartamentos e consultórios médicos.

Foto: Francielle Caetano/PMPA

Foi o primeiro prédio de Porto Alegre a conciliar atividades de passeio e compras — um embrião dos shopping centers.

A euforia por conta da novidade fez com que o prefeito (intendente) da época, Alberto Bins, sugerisse durante o discurso de inauguração a construção de um viaduto para ligar a passagem coberta da galeria ao Mercado Público.

Mas a ideia foi abandonada logo após a cerimônia. O fato é que um dos charmes do local era o corredor que ligava, de um lado, o Abrigo dos Bondes da Praça 15 e, do outro, a Rua da Praia, a grande sala de estar da cidade na época.

O prédio foi tombado como Patrimônio Cultural da cidade em 17 de abril de 1986.

Em 2011, passou por uma grande reforma, com foco na recuperação e modernização.

Foram restaurados os vitrais internos, elevadores de época, claraboia, pisos e fachadas, além da instalação de escadas rolantes.

O número de lojas também foi ampliado de 42 para 62.

COMENTÁRIOS