Fundação Iberê Camargo

Foto: Divulgação/PMPA

 

Em 1995, foi criada a Fundação a partir das obras do falecido pintor e gravador gaúcho Iberê Camargo. A entidade tem sede em Porto Alegre e preserva todas as obras feitas durante a vida do artista.

Inaugurada em 30 de maio de 2008, a entidade cultural foi uma iniciativa da viúva Maria Coussirat Camargo. O local possui tudo que foi feito durante a carreira de Iberê, incluindo pinturas, gravuras, guaches – tintura opaca de alta cobertura –, desenhos e estudos.

À beira do Rio Guaíba, na antiga casa do pintor, é um ponto turístico procurado por pessoas de todas as idades. Devido a sua beleza, o prédio ganhou em 2002 o prêmio Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza, e é composto de salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, ateliê de gravura, ateliê do programa educativo e auditório.

Com o Projeto Educativo, abre visitas focadas em oficinas e encontros para educadores e alunos, desde o ensino infantil até o superior e EJA. Além disso, anualmente é organizada a Bolsa Iberê Camargo, através da qual artistas vão para um centro de arte internacional aperfeiçoar suas produções contemporâneas.

Alvo de premiações, em 2014 a instituição ganhou o prêmio Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP), do qual participam os melhores projetos das Américas. A entidade ganhou como melhor projeto arquitetônico do século XXI. Durante a sua vida, Iberê Camargo também participou de eventos que marcaram seu nome, como a I Bienal de São Paulo em 1951 e a Bienal do Japão em 1961.

A fundação conta com 5 mil peças que mudam a cada seis meses, para que assim mais obras do acervo cheguem até o público. Além disso, oficinas de arte gratuitas, para todas as idades, são oferecidas.

Por conta da crise, a Fundação passou a abrir, temporariamente, apenas duas vezes por semana. Seus gastos para manutenção são grandes e é uma instituição sem fins lucrativos.  Nos meses de janeiro e fevereiro, foram oferecidas visitas guiadas e um curso intensivo de gravura.

O prédio está localizado na Av. Padre Cacique, 2000, Cristal – Porto Alegre/RS. O horário de funcionamento atualmente é às sextas-feiras e aos sábados, das 13h às 18h.

COMENTÁRIOS