Frutas, Doces e Sobremesas

ESPECIAL, Natal

 

Dos produtos mais visíveis do Mercado, as frutas, assim como os legumes, possuem um forte apelo visual para quem circula pelos seus corredores. A mesma coisa acontece na mesa, quando as frutas adquirem, inclusive, um caráter estético e decorativo. Além de frutas, o Mercado também tem muitas opções para doces e sobremesas para sua festa ser completa.

 

RECEITA

Bolachinhas de Natal
Ingredientes:
900gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
200gr de margarina em temperatura ambiente
450gr de açúcar
2 ovos
2 colheres de chá de essência de baunilha ou sumo de limão

Cobertura (Opcional):
fondant corante alimentício nas cores que desejarem

Preparação:
Com a batedeira, misture a margarina e o açúcar até ficar uma misture fofa. Junte então os ovos um a um. Peneire a farinha com o sal e o fermento, e, lentamente e com a batedeira em velocidade baixa, vá juntando à mistura dos ovos. Junte também a essência de baunilha ou o sumo de limão. Com a massa forme uma bola, embrulhea em filme de PVC e leve à geladeira durante 30 minutos. Estenda a massa com o rolo e corte as bolachinhas com os cortadores com motivos natalinos(pinheiro, cometa, cara do papai Noel). Coloque num tabuleiro forrado com papel manteiga e leve a geladeira mais 15 minutos. Tire da geladeira e coloque em forno pré aquecido a 170ºC, durante cerca de 10 minutos, só até as pontas começarem a ficar douradas. Retire e deixe esfriar as bolachinhas.
Para a cobertura, coloque o fondant em banho maria para ficar em consistência líquida. Divida em potes e junte o corante até formar as cores que quiser. Cubra as bolachinhas com a cobertura. Antes de aplicar outra cor, deixe secar ligeiramente a primeira. Dê asas à imaginação!
(Atenção que a cobertura demora algumas horas a secar por completo. O ideal é apenas guardar as bolachinhas num recipinete fechado depois de secarem de um dia para o outro!)

 

DEPOIMENTO

Figo em calda, tradicional na família Pimentel
O casal costuma sempre ir no Mercado Público aos sábados. “Percorremos todas as bancas, procuramos preços, conversamos com o pessoal”, diz Silcilei Pimentel. E o hábito já vem de longe, de pelos menos 20 anos atrás, desde antes da reforma. Informam, entusiasmados que a tradição na casa dele é o figo em calda, desde os tempos da mãe dela. E que dão preferência ao Mercado também pelas frutas da época, além dos preços, que são melhores, segundo eles. E as sobremesas, além do figo em calda? Silcilei logo dá a receita de uma das suas preferidas: “Eu gosto muito de fazer Montanha Russa. É um doce que vai um creme de maisena, depois a gente põe algumas frutas em caldas, todas naturais, ameixa e merengue em cima.” Já dá para  imaginar a delícia que é.

 

COMENTÁRIOS