Foco Alternativo, focando o mercado dos chás

A empresa existe desde 2013 com a marca própria, na linha de cereais integrais, temperos e chás. Ela tem sede em Santa Cruz do Sul, conta com uma equipe de 20 funcionários, frota de entrega própria e terceirizada.

Os produtos da empresa

Inicialmente a empresa começou com a linha de cereais embalados, depois com as de temperos e chás. Ambas foram inseridas em no mix de produtos a pedido de alguns lojistas do Mercado Público, diz o proprietário Francisco Rodrigues. “Depois, devido ao grande número de itens na linha de temperos e chás a empresa investiu recursos para atender a necessidade especial do Mercado, com um atendimento transparente e diferenciado”, explica ele.

Produtos que podem ser encontrados no Mercado Público

No local, a Foco Alternativo está presente em aproximadamente 20 bancas, sendo que na linha de cereais sem glúten os clientes podem encontrar nas bancas Armazém do Confeiteiro, Armazém do Mercado, Banca 12, Banca 13, Banca 26, Carel, Cia da Nutrição e Macrobiótica Sauer.

Chás e Temperos

Já nesta linha os produtos são encontráveis no Armazém do Confeiteiro, Armazém do Mercado, Armazém Metropolitano, Banca 12, Banca 13, Banca 43, Banca do Holandês, Carel, Cia da Nutrição, Flora Hona Noka, Macrobiótica Sauer e Ponto do Chimarrão.

Campeões de venda da empresa no Mercado Público

O item que mais vende no Mercado é a Canela de Velho. Depois, açafrão e canela em pó.

Carros-chefes da Foco Alternativo

O carro-chefe é a linha de temperos e os chás – todos vendem no Mercado Público e têm uma ótima aceitação.

A linha de chás

Segundo o proprietário, a linha de chás surgiu da necessidade de um aperfeiçoamento nos produtos, pois muitos consumidores entram em contato com a empresa buscando mais informações. Isso levou Francisco a realizar cursos sobre fitoterapia, atuando hoje como profissional da área em Santa Cruz do Sul, como fitoterapeuta. “Além de vender também utilizamos as ervas em tratamentos. Vai além de ser apenas um produto, a erva tem o destino de curar ou amenizar o sofrimento de alguém. Com esse intuito a empresa fornece os chás, atendendo aos que trabalham na área e aos que buscam um tratamento alternativo.” A empresa também incentiva o cultivo de chás junto aos agricultores do estado, sempre dando a preferência às ervas medicinais da sua região.

Diferencial dos produtos

“Nosso diferencial é a qualidade com preço acessível ao consumidor. Procuramos atender a necessidade de nossos clientes com um preço que seja acessível também aos consumidores. Temos apoio do Sebrae, e também buscamos outras assessorias da área da qualidade e gestão empresarial”, diz o empresário.

Distribuição

Atualmente 90% do mercado está no Rio Grande do Sul, mas a empresa também tem clientes em Minas Gerais, Pará, Paraná e Santa Catarina.

Patamar de qualidade

Para o proprietário, entender o que o cliente precisa realmente faz uma grande diferença na hora de vender. “O entendimento deve ser desde o vendedor até a linha de produção. Muitas vezes operamos até as 22:00h para atender aos pedidos, procurando, sempre que possível, manter o prazo de entrega de 24 horas. Nada disso adiantaria se não tivéssemos o aval de nossos clientes do mercado”, conclui.

 

COMENTÁRIOS