Festa junina saudável e saborosa

De acordo com historiadores, a festa junina chegou ao Brasil pelos portugueses durante o período colonial e aqui sofreu uma miscigenação cultural, mesclando a cultura europeia, a indígena e a afro-brasileira.

Foto: Eduardo Dudu/Pixabay

NUTRIÇÃO EM FOCO, por Paloma Tusset, nutricionista, CRN2 6042, especialista em Fitoterapia, mestre em Medicina/Ciências Médicas, nutricionista do Núcleo da Mama do Hospital Moinhos de Vento e responsável técnica de uma empresa de alimentos funcionais.

Essa miscigenação aconteceu em todas as esferas da festa, inclusive nas comidas, que, além da influência cultural, foram modificadas pela safra dos alimentos, que é diferente em cada parte do nosso diverso país.

No Rio Grande do Sul, tradicionalmente, as comidas da festa junina são baseadas em pinhão, milho, amendoim e quentão. Mais recentemente ocorreu a inclusão de fast food em algumas festividades, o que piorou muito a qualidade da alimentação.

As festas são momentos de alegria, diversão, confraternização, comemoração e não devem ser marcadas pelos exageros alimentares que causem prejuízos à saúde, desconfortos e culpas posteriores. Assim, é importante aprender a comemorar com comidas saborosas e, ao mesmo tempo, que sejam mais saudáveis e menos calóricas.

Seguem algumas dicas de cardápio e preparações para deixar a sua festa divertida, saborosa e saudável.

  • Bolo de milho — Transforme a receita tradicional usando a farinha de milho ou milho verde, leite de coco, ovos, coco ralado e pouco açúcar demerara.
  • Pipoca — Feita na panela com um fio de azeite de oliva, é uma ótima opção de carboidrato integral, rico em fibras e antioxidantes.
  • Pinhão — Típico da nossa região, também é uma ótima opção fonte de carboidratos mais complexos.
  • Amendoim torrado — Uma fonte de gorduras monoinsaturadas e alguns minerais, como Fe, Mg, Zn, Ca. Só não exagere na dose, pois é bem calórico: 2 colheres de sopa é o ideal.
  • Suco de uva — Uma opção não alcoólica e infinitamente melhor que refrigerantes.
  • Quentão — Pode ser feito de uma forma mais saudável fervendo partes iguais de suco de uva e vinho tinto seco com especiarias como cravo, canela e gengibre.

 

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