HomeSem Categoria

Feiras e eventos do Mercado

Continuamos nesta edição a série de duas reportagens sobre as feiras e eventos que acontecem no Mercado Público, hoje já incorporadas pelos seus frequentadores. Aqui você vai saber um pouco sobre as feiras do Brechó, do Vinil e as feiras da Economia Solidária.

 

Brechó, entre a moda e nostalgia

Edelma Gomez, uruguaia, há 25 anos no Brasil, é a organizadora da Feira do Brechó do Mercado, que vai muito além de uma mera exposição e venda de roupas usadas. Na feira sempre é criado um tema e o evento deverá se realizar mensalmente. Edelma, presidente da ABREPOA, Associação dos Brechós de Porto Alegre, foi convidada pela SMIC para organizar o evento. Diz ela: “É uma feira que não traz só roupa barata, mas também roupas de qualidade, de época, mas mesmo assim com preços “sumamente” baratos”. O público predominante é feminino. “A juventude trouxe a moda da Europa e está pegando aqui. A cultura do brechó está se difundindo, principalmente agora com esta moda retrô”, diz. A feira traz roupas trabalhadas em seda pura, vestidos de festa, importados, chapeleira dos anos 40, boinas americanas, francesas, sapato de época dos anos 50, bolsas argentinas e muitas outras peças de tempos mais glamourosos que os atuais.

 

No tempo do toca-discos

Os expositores, 10 aproximadamente, ou têm lojas de discos usados ou são colecionadores. Este é o caso de Jorge Rosa, um dos expositores que inicialmente colecionava vinis e mais tarde passou a vendê-los. Ele diz que o rock é um dos estilos mais procurados, informando também que os estilos e o público variam muito. Na feira, que dura uma semana, tango, mpb, bossa-nova, blues e jazz são muito procurados por colecionadores de todos os lugares, inclusive de fora do estado. O expositor também informa que antes o público era bem maior porque havia mais divulgação da feira, aliás, uma reivindicação generalizada no Mercado Público. O pessoal que procura os antigos “bola­chões” pode, mensalmente, ficar horas procurando raridades nas caixas, aquelas dos tempos das serestas, reuniões dançantes e bailes.

 

 

 

[newslleter]