Feirão no Largo

Feirão no Largo

Feirão de Oportunidades ofereceu vagas de emprego e cursos de qualificação, atraindo centenas de pessoas ao Largo Glênio Peres.

 

Dia 12 de abril, o movimento em frente ao Mercado Público foi ainda maior que o habitual: trabalhadores se dirigiam ao Feirão de Oportunidades, promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE). No ano anterior, a ação foi feita no Sistema Nacional de Emprego (SINE) Porto Alegre, na Av. Mauá, e agora, pela primeira vez, a feira foi realizada a céu aberto. “O objetivo era estar mais próximo do público, levar as empresas para a rua”, diz Angela Oetinger, gerente do SINE Mauá e coordenadora da feira. Mais de 600 vagas foram oferecidas neste primeiro Feirão de 2015. Foram realizadas também pré-seleções, cadastros e algumas entrevistas no próprio Largo – mas, à medida que a procura aumentou ao longo do dia, entrevistas passaram a ser agendadas. A Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis) mediou vagas para pessoas com deficiência, enquanto a Secretaria Municipal de Governança Local (SMGL) ficou responsável pelo atendimento ao público de baixa renda. Além disso, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) esteve presente, intermediando estágios para os estudantes.

 

  

 

Mês do trabalhador

 

A feira integrou as ações da prefeitura para o mês do trabalhador. O evento contou com o apoio do Centro de Educação Profissional Calábria, do Centro de Formação Profissional Isbet, do Fórum de Entidades de Qualificação Profissional (Formap), da Pequena Casa da Criança e do Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Porto Alegre (Sindpoa). Nesta edição, participaram as empresas Contax, Hospital Mãe de Deus, LG Serviços, Man Power, McDonald’s, Vip Master, Vonpar e Zaffari. Todos parte do incentivo à qualificação e à busca de emprego na capital. “O evento foi um sucesso”, comemora Angela, que adianta: para o próximo Feirão, serão convidadas empresas de outros segmentos, como indústria e construção civil. A próxima edição será em 2 de junho, novamente no Largo.

COMENTÁRIOS