Projeto pretende oficializar período da Feira Temática

Foto: Fabiane Pereira

A Feira é realizada durante todo o ano no Mercado e o projeto pretende oficializar o seu período de atividade. No momento, o projeto aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

 

O Projeto de Lei nº 84/18, de autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT), está em tramitação e busca oficializar o período de realização da Feira Temática do Mercado para o ano todo. Atualmente, a Feira está prevista de abril a dezembro, mas os expositores já há algum tempo têm condições de realizá-la de janeiro a dezembro. De acordo com o vereador, a Feira contribui com a cidade em três importantes aspectos: a valorização da cultura popular, o turismo e a geração de renda para muitas famílias.

A Feira é organizada por meio de parceria entre o Executivo Municipal e os artesãos e artesãs, todos responsáveis pela elaboração dos procedimentos para seleção de expositores, montagem e desmontagem de equipamentos e demais procedimentos. Essa dinâmica foi instituída pela Lei nº 11.235, de 27 de março de 2012, responsável, também, por incluir a Feira Temática no Calendário de Eventos de Porto Alegre.

Oliboni acredita que a modificação no calendário, embora se configure como algo simples, será uma grande conquista para os expositores, que se sentirão mais seguros, tendo em vista as dúvidas em relação ao futuro da gestão do Mercado. “O Executivo Municipal prevê uma nova forma de exploração comercial do local [Mercado]. Esse fato gera aos artesãos e às artesãs que expõem e comercializam seus produtos no Mercado Público Central uma grande insegurança com relação ao seu futuro”.

 

COMENTÁRIOS