Expectativa de supersafra

CAMARÃO

Expectativa de supersafra

     Um dos produtos mais esperados pelos frequentadores do Mercado é o camarão da safra, que ultimamente não tem correspondido muito. Nem os bancas, nem os clientes. 2012, contudo, parece contrariar este quadro. As condições climáticas estão favorecendo em muito a pesca, embora nem todos os pescadores tenham ainda entrado em ação. No Mercado a expectativa entre as peixarias é das melhores, embora se acredite que o preço nesta safra seja mais baixo, em função da superprodução.

    A falta de chuva pode ser determinante para uma safra abundante neste ano. Como é sabido, ela favorece a reprodução dos crustáceos, especialmente na Lagoa dos Patos.   Recentemente aberta, a safra já apresentou resultados satisfatórios na pesca, entusiasmando os pescadores que colheram uma boa quantidade de camarão. Só numa localidade perto de Rio Grande em uma única madrugada foram pescados 900 quilos, o que significa um ótimo prenúncio. Isso gerou uma euforia nas principais associações de pescadores da região sul do estado porque, além de ser esperada uma grande quantidade da espécie, também a sua qualidade parece ser superior este ano, com crustáceos com tamanhos acima da média.

 

Safra abundante, preços mais baixos

     No início da temporada, ou seja, na primeira quinzena de fevereiro, o Mercado Público registra um movimento acima do normal. A avaliação da Secretaria Municipal da Pesca é das melhores. O tempo está sendo considerado excepcional e mesmo o volume das últimas chuvas não foi o suficiente para prejudicar a salidade da Lagoa dos Patos e lugares adjacentes, como Tapes e até mesmo Porto Alegre. Desta forma a entrada da água salgada no mar, ou seja, o processo de salinização das lagoas de água doce, proporciona excelentes condições de reprodutibilidade do camarão, o que aumenta consideravelmente sua produção.

Onde encontrar camarão no Mercado:

Peixaria Coopeixe: 32864864

Peixaria Japesca: 32264055

Peixaria Collar: 32268663

Peixaria São Lourenço: 32125034

Peixaria Rainha do Mar: 32249153

Peixaria Propesca: 32267333

Peixaria Duporto: 32259434

COMENTÁRIOS