Execução do PPCI começa no Mercado

Após finalizar todos os projetos, Associação de permissionários dá início à etapa de execução do PPCI com a instalação de novos extintores e sinalizações. Somado a isso, uma nova equipe de mercadeiros é capacitada para a Brigada de Incêndio do prédio.

Foto: Letícia Garcia

Os itens do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) do Mercado Público compõem uma rede seca que já começou a ser instalada em fevereiro. “A gente estava só na parte de projetos e agora já estamos na execução”, diz João Alberto Cruz de Melo, presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), que representa os permissionários. Entre os extintores adquiridos estão quatro com maior capacidade, instalados juntos às escadarias.

“Os extintores diferenciados, do tipo ABC, são adequados ao combate de todas as classes de incêndio existentes no imóvel e estão localizados nas circulações, centralizados em baterias”, informa Adriana Kauer, 2ª secretária da Ascomepc. Também já estão posicionadas novas placas de sinalização fotoluminescentes nos corredores. No total, serão 85 extintores, entre portáteis e sobre rodas, e 200 placas de sinalização de emergência.

 

Brigada de incêndio

Outra etapa do PPCI alcançada em fevereiro foi a formação da equipe de Brigada de Incêndio, com certificação que deve ser renovada anualmente. O curso de 20 horas, realizado dias 5 e 6 de fevereiro no próprio Mercado Público pela ES Consultoria e Treinamentos, capacitou 19 mercadeiros como brigadistas. Além deste time, mais 39 mercadeiros são formados em Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios.

Todos os itens do PPCI estão sendo feitos pela Ascomepc com verba dos permissionários do prédio. A sua conclusão permitirá a reabertura do segundo piso e a volta aos seus locais originais de todos que hoje atuam provisoriamente no Espaço de Eventos — restaurantes Bar 26, Mamma Julia, Sayuri e Taberna 32 e sorveteria Beijo Frio. A expectativa é que o segundo piso seja reaberto ainda antes de outubro, mês de aniversário dos 150 anos do Mercado.

 

COMENTÁRIOS