Eventos, fontes de desenvolvimento para a cidade

Considerados fontes geradoras de desenvolvimento e riqueza para os locais onde são realizados, os eventos também são responsáveis por um incalculável ganho de imagem para as suas cidades-sedes.

Foto: Vinicius Bandeira

NOSSA PORTO ALEGRE, por Jane Castro, jornalista do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau

Observadores consideram que o turismo de eventos é o caminho para o desenvolvimento de Porto Alegre, mas vamos além. O turismo de eventos é uma fonte de riqueza, sinônimo de lucro, em especial no que trata de eventos internacionais, cujos participantes têm grande poder aquisitivo e um gasto médio alto durante a sua permanência na cidade.

Apenas o segmento MICE — encontros, convenções e feiras — movimenta, no mundo, mais de US$ 30 bilhões por ano, segundo dados da Caribbean Tourism Organization.

Porto Alegre tem mostrado, em inúmeras ocasiões, que é capaz de abrigar grandes eventos, tem potencial e expertise para isso. Ao mesmo tempo, o poder público percebeu que a união com empresários, entidades do setor e consulados é fundamental para chamar a atenção para a cidade, mostrando que ela é, sim, uma solução como destino para os organizadores ou promotores, não importa a magnitude do evento.

Como entidade do setor, o Porto Alegre Convention Bureau está imbuído de transformar a cidade em destino nacional e internacional de eventos. Para isso, mantém no seu radar de captação 586 eventos que já acontecem nas mais diversas regiões do país, reunindo milhares de participantes em cada uma de suas edições.

É um mapeamento estudado diariamente pelo Departamento de Captação, no sentido de identificar e buscar possíveis oportunidades para a capital. Sabemos onde estes eventos acontecem, as suas características e quais as possiblidades da sua realização em Porto Alegre.

O trabalho é intenso, mas são visíveis os seus resultados. Porto Alegre já é candidata a 60 eventos que ocorrerão até 2022. Muitos pareceres positivos estão chegando, o que já dá para comemorar!

COMENTÁRIOS