Estacionamento subterrâneo: em estudos de propostas

Estacionamento subterrâneo: em estudos de propostas

A previsão inicial do período de formatação do processo licitatório esbarrou na complexidade das áreas selecionadas, especialmente da Praça Parobé, que interessa diretamente ao Mercado e seus usuários.

      Inicialmente, são pensados dois pontos para a construção de estacionamentos subterrâneos: a Praça Parobé, ao lado do Mercado Público, e o Parque Ramiro Souto, próximo à Redenção. Em 18 de outubro, quatro empresas manifestaram interesse em participar do processo licitatório. E enviaram seus estudos das áreas, considerando desde os custos até a engenharia. Os estudos são analisados pela Comissão de Assuntos Especiais da Prefeitura. Segundo Edemar Tutikian, coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais da Prefeitura, “o edital para o Parque (Ramiro Souto) está mais adiantado. É mais complicado na Praça Parobé. A Comissão ainda está nos estudos”. Algumas características da Praça tornam mais complicada a construção do estacionamento, como o terminal de ônibus – são mais de 30 linhas de coletivos e cerca de 100 mil pessoas circulando diariamente. Tudo deve ser realocado para que a construção na Praça aconteça. “Por essa complexidade, os estudos não estão completos”, informa Tutikian.

 

Facilitando o acesso ao Mercado

      O estacionamento da Praça Parobé é bastante esperado por mercadeiros e clientes. Ele facilitará em muito o acesso ao Mercado Público. O espaço do Largo Glênio Peres, atualmente utilizado como estacionamento todas as noites após as 18h e durante todo o dia aos sábados, não tem sido suficiente para abrigar os veículos dos frequentadores, e muitos deixam de visitar o Mercado por falta de lugar para estacionar. E, como se sabe e já detectado, inclusive por pesquisas, a falta de estacionamento é um dos grandes gargalos do Mercado. Além disso, a futura obra vai servir para desafogar as ruas centrais do Centro Histórico de Porto Alegre, o que indiretamente também beneficiará o Mercado.

COMENTÁRIOS