Espiritualidades: Xangô, regendo 2008

ESPECIAL, Natal

 

O Mercado Público é um dos grandes centros de referências de espaço da territorialidade negra em Porto Alegre. A passagem de ano é um momento especial, principalmente neste, quando Bará entrega o ano para Xangô.

O orixá da Justiça
2008 vai ser regido por Xangô, um orixá de força, não a física, mas a da emoção, um Orixá que vem para resolver as coisas, diz a Ialorixá Utinajara Barbosa, 27 anos de religião e pronta há 15. Ela informa que as cores que vão reger são o vermelho e branco, predominando o branco. “É um orixá maravilhoso, dono da fartura e justiça. Tudo que está engavetado na justiça vai sair de cima da mesa para ser resolvido. Utinajara também conta que Xangô é bem ponderado, pesa muito os prós e os contras. Relacionado a São Gerônimo, seus símbolos são o fogo e o trovão, Xangô é festejado na quarta-feira.

Oferenda de Xangô
A sua oferenda é um amalá, feito numa gamela onde vão pirão, mostarda, carne de peito, banana em volta e maçã no meio. Doces também podem ser acrescentados. Velas: vermelha e branca. “Tudo são coisas que a gente aprende em anos de religião, como fazer as oferendas. A passagem de fim de ano significa saúde, fartura, recomeço de vida. Vamos colher tudo que se plantou neste ano”.

Um bom 2008 começa pela Lentilha

Apreciada em distintas culturas, a lentilha simboliza riqueza. Reza a lenda que quem deseja dinheiro e fartura no ano novo deve incluir um prato de lentilhas na ceia de Réveillon. A tradição secular de comer os saborosos grãos na refeição de 31 de dezembro foi trazida para o Brasil por imigrantes europeus. É uma refeição para o bemestar e afastar a pobreza. Para isso a lentilha deve ser temperada com uma folha de louro, trazendo bons augúrios. Ainda que você não acredite em superstições, vale fazer uma fezinha. Prepare um prato de lentilhas e tenha um ano novo cheio de prosperidade!

 

O Mercado tem tudo para as oferendas, do tambor à vela

O amalá de Xangô
Carne de Peito
Banana
Mostarda
Farinha de Mandioca
Malzebier

O Banho de Descarga e Defumação
Para abrir caminhos e entrar o novo com o pé direito
7 Ervas: Arruda, guiné, mangericão, alevante, quebra tudo, alecrim, or

Tudo para as obrigações e oferendas
No Mercado Público encontram- se quatro floras, onde os religiosos podem comprar produtos para suas obrigações e oferendas. Principais produtos: ervas, velas, defumação em geral, peças de cêra, tambores, pandeiros, couros, louça imperial, cerâmica, brajas, guias de cristal, búzios, palha da costa, miçangas e roupas de palha.

A Tradição do Bará do Mercado

Em novembro foi lançado no Mercado Público documentário “Os Caminhos Invisíveis do Negro em Porto Alegre”, com a participação de sete importantes religiosos de matriz africana, entre eles o Mestre Borel e Mãe Norinha, sobre o fundamento afro-religioso intitulado “A Tradição do Bará do Merco Público”. O trabalho faz parte de um projeto de divulgação e promoção do Patrimônio Imaterial da cultura brasileira, neste caso, expresso na manifestação concreta dos rituais e práticas realizadas pelos religiosos de matriz africana no interior e arredores do Mercado Público. Fazem parte do Projeto um DVD e um livro.
Ficha técnica
Produção: OcusPocus Imagens
Realização: Secretaria Municipal de Cultural de Porto Alegre e CEDRAB-RS
Roteiro e Direção: Ana Luiza Carvalho da Rocha
Patrocínio: Petrobrás – Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura

 

RECEITA

Lentilha com Costelinha de Porco
Ingredientes:
1/2 kg de lentilha
4 cubos de caldo de bacon
1 cebola (média) picada
1/2 kg de costelinha de porco
4 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
2 cenouras em cubos
2 tomates (sem pele nem sementes)

Modo de Preparar:
Em uma panela de pressão, cozinhe a lentilha com 2 cubos de caldo de bacon dissolvidos em 4 xícaras (chá) de água fervente, por 20 minutos. Reserve. Doure a cebola e a costelinha no óleo. Junte o caldo de bacon restante, o vinho, as cenouras, os tomates picados e cozinhe em fogo baixo, até a costelinha ficar macia. Junte a lentilha reservada e cozinhe por mais 10 minutos. Sirva quente.

 

COMENTÁRIOS