Eisenbahn Mestre-Cervejeiro 2018 2ª temporada

Já falei sobre cerveja na TV aqui esse ano, mas agora temos novidades que, acredito, poderão interessar quem curte ambos os temas. A 2ª temporada do reality show Eisenbahn Mestre-Cervejeiro vai ao ar a partir de 26 de agosto, sempre às 22h40 dos domingos.

 

Alguns dos upgrades dessa temporada são a migração para o canal Multishow e a veiculação de um “compacto” na Rede Globo à 1h de sábado para domingo, depois do Altas Horas! Também tivemos mais concorrentes: 10 cervejeiros de diversas regiões do Brasil, incluindo TRÊS garotas. Ano passado era só guri!

Fui jurado nesse projeto idealizado por Juliano Mendes desde a sua criação, em 2010. Tive a honra de ser convidado para participar do júri com a beer sommelier Bia Amorim e o próprio Juliano quando foi para a TV, na sua 8ª edição. O estilo foi American Pale Ale (APA) e o vencedor foi o Ivan Tozzi, que produziu sua Three Hills na fábrica da Eisenbahn, em Blumenau/SC, na companhia dos mestres-cervejeiros Gerhard Beutling e Edilson Tonon. Todos os episódios que foram ao ar no canal TNT estão disponíveis no Youtube, além de três “Master Class” ministrados pelos jurados com os convidados Amanda Reitenbach, Fernanda Fregonesi e Rodrigo Martins. Vale a pena!

O estilo que foi escolhido para a disputa esse ano é o Berliner Weisse, uma cerveja ácida, de menor teor alcoólico e de baixo amargor, pouco difundida no Brasil. Essa é a ideia, divulgar a cultura cervejeira e mostrar que existem muitos sabores que podem agradar o público brasileiro. Conhecida no século XVIII como “champagne do Norte” — batizada assim por Napoleão Bonaparte —, é muito refrescante, chegando a ser efervescente. Em alguns bares de Berlim, é consumida com adição de xarope de frutas, em especial framboesa e aspérula (Waldmeister, em alemão), em grandes taças e com canudinho.

No RS, temos bons exemplos com e sem frutas, para quem quiser matar a curiosidade.

Perro Libre Sorachi Berliner (3,4% ABV), com limão siciliano;

Tupiniquim Lógica Absurda (3,5% ABV), com ameixa e framboesa, medalha de bronze na Copa Cervezas de America 2016;

Maniba Lombagrander Weisse (3,4% ABV), medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas 2017.

 

Que a fonte nuuuunca seque!

 

Sady Homrich é baterista da banda Nenhum de Nós,

Engenheiro Químico e especialista em cervejas

COMENTÁRIOS