Dezembro

Banca da Cultura

 

Emilio Chagas*

 

 

 

 

 

Arte nos Trilhos na Estação Mercado da Trensurb dá samba

 

Com o tema A Arte de Noel e Adoniran e em sua décima edição, o Projeto Arte nos Trilhos presta uma homenagem a estes dois grandes nomes da música brasileira, Noel Rosa e Adoniran Barbosa. Durante todas as terças-feiras do mês de dezembro, ou seja, entre os dias  7 e 28 deste mês, quem passar pela Estação Mercado da Trensurb poderá conferir várias atrações do projeto, uma iniciativa que tem apoio da Caixa Econômica Federal. Criado em 2000, já apresentou nomes como o Grupo de Teatro Oigalê, a Orquestra de Flautas, Instituto Brasilidades, Gaspo “Harmônica” e Família Sarará.

 

A programação:

7.12 – 18h – Buquezeiros Choro & Samba

14.12 – 18h – Grupo Espaço de Dança Carlos Oliveira

21.12 – 18h – Calote Samba Rock

28.12 – 18h – Central do Samba

 

Mercado no roteiro do Circuito Bohemia Instrumental

 

Projeto bacana que trouxe a Porto Alegre 26 shows gratuitos, mostrando um belo panorama de jazz, choro, samba e MPB produzido na cidade, unindo sonoridades e gastronomia. O Mercado, claro, não poderia ficar de fora e foi contemplado com duas das suas mais importantes casas, Marco Zero e Mamma Júlia. Destaques para Arthur de Faria e Quartchêto, duas expressões do que há de melhor em música instrumental em Porto Alegre. A experiência só evidenciou como faz falta música de boa qualidade em um dos espaços mais consagrados da cidade.

 

Encontros com o Professor fecha com maestria

 

O projeto Encontros com o Professor encerrou 2010 com um saldo de 21 eventos em Porto Alegre e oito no interior. Neste ano, Ostermann conversou com nomes de peso de todas as áreas da cultura, como Yamandú Costa, Kledir Ramil, Francis Hime e Wander Wildner, na música; Laurentino Gomes, João Ubaldo Ribeiro, Eduardo Bueno, Donaldo Schüller, José Hildebrando Dacanal e Frei Betto, na literatura; Mino Carta, Hélio Nascimento, Alice Urbim e Mauro Borba, na comunicação; e Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, no cinema. Um projeto consagrado, que promete muitas novidades para 2011 no StudioClio.

 

>> A tradicional cerimônia de premiação do Prêmio Açorianos de Teatro e Dança e Tibicuera de Teatro Infantil 2010 será mais cedo este ano, mais precisamente no dia 17, com uma grande festa para comemorar o melhor da produção do teatro e da dança da cidade.

>> Livraria Ilhota e Observatório da Cultura no Mercado são as boas novidades para a cultura de quem vive e respira o Mercado Público o ano inteiro. Livros e CDs, frutos da produção cultural da cidade, gerados pelo Fumproarte, principalmente, agora à disposição dos freqüentadores do Mercado. Procure no Memorial do Mercado.

>> Até o dia 20 estão abertas as inscrições para a segunda edição do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, a maior seleção pública específica para circulação de peças teatrais no país. O programa investirá R$ 12 milhões para o biênio 2011-2012. A novidade deste ano é a inclusão de espetáculos para o público infanto-juvenil, com R$ 2 milhões.

 

Emílio Chagas é gestor cultural. Contato com a coluna: chagas@jornaldomercadopoa.com.br

COMENTÁRIOS