Cúpula na Estação Mercado da Trensurb

PROJETO

 

 

Cúpula na Estação Mercado da Trensurb

 

       Em breve mais uma novidade no cenário que circunda o Mercado Público. Depois da nova estação, das entradas junto ao seu acesso pela Avenida Júlio de Castilhos e do arco, chegou a vez da construção de uma cúpula que passará a fazer parte do visual da região.

    

      O protocolo de intenções foi assinado entre Trensurb, Prefeitura de Porto Alegre e Caixa Econômica Federal. A instalação da cúpula sobre a Estação Mercado do metrô, na Praça Revolução Farroupilha, é um projeto arrojado, na opinião de Edson Ferreira dos Santos, superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb. Já o prefeito José Fortunati e o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, destacaram a parceria entre as instituições envolvidas. O monumento, chamado provisoriamente de Marco Zero, foi projetado pelo arquiteto Klaus Bohne, coordenador do grupo de inovação e sustentabilidade da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura no Rio Grande do Sul.

 

  Um novo marco arquitetônico na cidade

 

      Um dos objetivos é buscar a criação de um marco arquitetônico referencial no centro de Porto Alegre. Segundo Bohne, o significado da estrutura para a capital gaúcha seria comparável ao que é a pirâmide do Museu do Louvre para Paris ou o Museu de Ciência e Tecnologia para Vancouver. O projeto prevê a construção de uma cúpula de aço e vidro com 730 metros quadrados de área interna, 12,8 metros de altura e 31 de diâmetro. O piso também será de vidro, de forma que a iluminação solar poderá ser aproveitada no saguão da Estação Mercado. A iniciativa inclui a instalação de uma agência da Caixa no interior da estrutura.

COMENTÁRIOS