Cuca de Maçã

Ela tem cara de bolo, vai ao formo em assadeira de bolo e até seu nome vem da palavra alemã para bolo, “kuchen”. Tecnicamente, porém, cuca não é bolo, e sim um tipo de pão. Um pão doce. Caracterizado pela massa macia e úmida, e cobertura farofenta feita com manteiga, farinha e açúcar. O segredo do sucesso? Simplicidade!

002

Ingredientes:

 

Massa base

380g de manteiga

250g de açúcar

1 colher de chá de açúcar de baunilha

casca de 1 limão

2 ovos

1 gema

100ml de leite

500g de farinha de trigo

3 colheres de chá de fermento químico

½ colher de chá de sal

 

 

Farofa

250g de manteiga gelada

350g de farinha de trigo

250g de açúcar

Recheio

400g de maçãs picadas e refogadas

 

Preparo: Bata os ingredientes da massa na batedeira em velocidade baixa. Unte 4 fôrmas pequenas, despeje a massa, cubra com maçãs e, sobre elas, a farofa. Para a farofa, peneire farinha com açúcar, três vezes, misture a manteiga gelada, até obter grumos. Asse a 170? por mais ou menos 40 minutos.

 

Dica: Podemos adicionar na massa passas de uvas pretas.

 

Recadinho: Quero parabenizar a todas as mamães! Ser mãe… Não depende de raça, não depende de crenças, credos e religiões. É um privilégio de toda raça humana. Não é padecer no paraíso, e sim dar a luz à terra. Toda mãe é um ser especial, cheio de amor incondicional. Por isso, mãe, recebe todas as homenagens pelo seu dia, e também gratidão por sempre ter sido assim: incondicionalmente, mãe.

 

gam-1

 

COMENTÁRIOS