Ela tem cara de bolo, vai ao formo em assadeira de bolo e até seu nome vem da palavra alemã para bolo, “kuchen”. Tecnicamente, porém, cuca não é bolo, e sim um tipo de pão. Um pão doce. Caracterizado pela massa macia e úmida, e cobertura farofenta feita com manteiga, farinha e açúcar. O segredo do sucesso? Simplicidade!
Ingredientes:
Massa base
380g de manteiga
250g de açúcar
1 colher de chá de açúcar de baunilha
casca de 1 limão
2 ovos
1 gema
100ml de leite
500g de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento químico
½ colher de chá de sal
Farofa
250g de manteiga gelada
350g de farinha de trigo
250g de açúcar
Recheio
400g de maçãs picadas e refogadas
Preparo: Bata os ingredientes da massa na batedeira em velocidade baixa. Unte 4 fôrmas pequenas, despeje a massa, cubra com maçãs e, sobre elas, a farofa. Para a farofa, peneire farinha com açúcar, três vezes, misture a manteiga gelada, até obter grumos. Asse a 170? por mais ou menos 40 minutos.
Dica: Podemos adicionar na massa passas de uvas pretas.
Recadinho: Quero parabenizar a todas as mamães! Ser mãe… Não depende de raça, não depende de crenças, credos e religiões. É um privilégio de toda raça humana. Não é padecer no paraíso, e sim dar a luz à terra. Toda mãe é um ser especial, cheio de amor incondicional. Por isso, mãe, recebe todas as homenagens pelo seu dia, e também gratidão por sempre ter sido assim: incondicionalmente, mãe.
COMMENTS