Croquete com Proteína de Soja

 

COZINHA DA JANETE

 

Janete Syka

 

 

Croquete com Proteína de Soja

 

Ingredientes:

 

1 cebola picada, 1 xícara de água morna, ½ xícara de proteína texturizada de soja, 200g de queijo mussarela, 1 tomate maduro, 1 dente de alho, ½ folha de louro, 1 colher de café de oréganos, sal e pimenta a gosto, 50g de queijo ralado, 1 colher de sopa de margarina, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, ¼ xícara de leite, 1 ovo, óleo para untar.

 

Preparo:

 

Mistura a proteína de soja com a água morna por 15 minutos. Refogar o tomate, a cebola, e o alho picados na margarina, cozinhar bem. Escorrer a água da proteína de soja e acrescentar ao refogado, temperar com a pimenta, o louro e o orégano. Acrescentar o queijo mussarela e o sal, provar. Dissolver a farinha no leite e juntar ao refogado, cozinhar bem. Deve ficar no ponto de enrolar com as mãos. Deixar esfriar e formar croquete no tamanho desejado. Passar os croquetes no ovo batido e na farinha de trigo integral. Assar em forno quente e servir.

 

 

Bolo de Beterraba

 

Ingredientes para massa:

 

1 xíc. (chá) de suco de laranja, 4 xíc. (chá) de beterraba picada, 3 ovos, 2 xíc. (chá) de açúcar, ¾ xíc. (chá) de óleo, 3 xíc. (chá) de farinha de trigo, 1 col. (chá) de fermento em pó.

 

Ingredientes para cobertura:

 

1 col. (sopa) de margarina, 3 col. (sopa) de achocolatado, 3 col. (sopa) de açúcar, 1 xíc. (chá) de leite.

 

Modo de preparo:

 

Junte o suco de laranja e as beterrabas e bata no liquidificador. Reserve. À parte, bata as gemas, o açúcar e o óleo. Acrescente aos poucos o suco batido. Adicione a farinha de trigo. Por último, coloque as claras em neve e o fermento. Asse em forno médio. Para a calda, derreta a margarina, junte o achocolatado, o açúcar e, por último o leite. Deixe ferver até encorpar. Coloque a cobertura sobre o bolo ainda quente.

COMENTÁRIOS