Carreira e paixão, um doce casamento

Josi Castro
Confeiteira e professora de Gastronomia da Faculdade Senac Porto Alegre.

PERFIL: Tecnóloga em Gastronomia, técnica em Panificação e Confeitaria, especialista em bolos artísticos e esculpidos e proprietária da empresa Josi Castro Confeitaria Artística e Cia. da Saúde Ipanema/Poa.

Ficha técnica:

Nome: Josi Castro
Idade: 52
Paixão: cozinha e motociclismo
Tempo de Senac-RS: três anos e meio

 


Depois de passar por muitas áreas e após cursar faculdades de Nutrição e Psicologia, (ambas que não terminei!), eis que chego no mundo maravilhoso da gastronomia. Em 2010, passei a produzir pães e cucas num espaço em casa que transformei numa grande cozinha, daquelas parecidas com os programas de televisão do gênero. No ano seguinte, resolvi abandonar temporariamente a produção caseira e decidi me aperfeiçoar. Na ocasião, fiz um curso no Instituto Federal de Panificação e Confeitaria. Era o início do que estava por vir ali adiante.

Um ano após me formar, reativei meu espaço gastronômico e passei a produzir bolos por encomenda, que é algo que sempre gostei muito de fazer. Para minha surpresa, um professor do Instituto me chamou para dar aulas em um projeto social para mulheres de baixa renda, com o objetivo de reinserção no mercado de trabalho. Porém, o único lugar disponível para dar aula era em Viamão, num pequeno colégio. Foi muito difícil na época devido à falta de insumos e infraestrutura. No entanto, foi a melhor experiência minha como professora. Foi a primeira também.

Em 2013, novamente surgiu o interesse de me tornar professora da área. Participei do processo seletivo para o curso de padeiro na Faculdade Senac Porto Alegre, mas acabei não passando. No entanto, no ano seguinte, realizei meu sonho e me tornei docente da Fspoa. Desde então, já formei mais de 200 alunos e tenho imenso orgulho de trabalhar nessa empresa que é referência no mercado. Nesse meio tempo, também concluí o curso de Gastronomia na Unicesumar e diversos profissionalizantes em Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo.

Como uma das minhas paixões na cozinha é a produção de bolos, nada mais justo que apresentar um delicioso bolo de casamento, bem no mês das noivas. Pensando nisso, surgiu a ideia de fazer um rústico e muito requisitado naked cake espatulado e também os famosos bem-casados. Espero que vocês gostem!

 

NAKED CAKE

Ingredientes

Massa de chocolate

16 ovos
1 xícara de leite
3 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó 50% cacau
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa de fermento químico em pó

 

 

Recheio: creme de chocolate branco

1 caixa de leite condensado (395 g)
1 caixa de creme de leite (200 g)
150 mL de leite
3 gemas
1 ½ colher de sopa de farinha de trigo
100 g de chocolate branco

Chantilly

500 mL de creme de leite fresco bem gelado
2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Massa de chocolate

Bata as gemas com o leite morno, a baunilha e o açúcar, por aproximadamente 15 minutos. Desligue a batedeira e acrescente a farinha, o chocolate e o fermento peneirados, aos poucos, misturando com um fouet. Por último, acrescente as claras em neve. Despeje a massa em formas untadas e enfarinhadas ou com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 180 °C por aproximadamente 40 minutos.

Recheio: creme de chocolate branco

Misture todos os ingredientes, com exceção do chocolate branco, leve ao fogo até ficar consistente. Retire do fogo e misture o chocolate branco picado, até ficar bem homogêneo. Deixe esfriar.

Chantilly

Junte o creme de leite com o açúcar e bata na batedeira até engrossar. Conserve na geladeira. O creme de leite deve estar gelado porque fica mais fácil para bater. Alguns minutos antes de bater, pode colocar o creme de leite no congelador para que fique mais gelado.

DECORAÇÃO | O bolo é espatulado com chantilly e decorado com flores naturais — rosas e mosquitinhos.

 

BEM-CASADO

Rendimento: aproximadamente 40 unidades.

Ingredientes

10 colheres de sopa de farinha de trigo
10 colheres de sopa de açúcar
3 ovos

Modo de Preparo

Bata os ovos e o açúcar até triplicarem de volume. Após, retire da batedeira e misture a farinha delicadamente. Despeje a massa na assadeira forrada com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 150 °C. Após assar, com um cortador redondo de três ou cinco centímetros de diâmetro, faça os cortes, lembrando que são dois discos para cada bem casado. Recheie com doce de leite ou baba de moça.

Fotos: João Rosa/FSPOA

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS