Copa América 2019, atração irresistível para os porto-alegrenses

Capital gaúcha sedia mais um evento esportivo internacional e recebe Argentina, Catar, Japão, Peru, Uruguai e Venezuela para disputa da maior competição de seleções nacionais das Américas.

Divulgação

NOSSA PORTO ALEGRE, por Jane Castro, jornalista do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau

Nos últimos anos, nosso país vem obtendo merecido destaque no que se refere aos grandes eventos esportivos internacionais. E, agora, novamente nos preparamos para receber mais uma edição da Copa América, com uma grande novidade para os porto-alegrenses.

Pela primeira vez, a capital gaúcha entra no roteiro deste que é o mais importante torneio de futebol masculino entre seleções da América do Sul. Cinco jogos serão realizados no período de 14 de junho a 7 de julho, incluindo, na primeira fase, as seleções da Argentina, Peru, Uruguai, Venezuela e dos países convidados, Catar e Japão.

A expectativa não poderia ser outra. Em uma transparente motivação que permeia toda a sociedade, lideranças políticas e empresariais gaúchas querem mostrar capacidade de organização, possibilidades de geração de negócios e, claro, entusiasmo pela grande visibilidade nacional e internacional que terão nossas principais atrações turísticas. Na verdade, talvez este seja o objetivo maior de tanto empenho, dar ênfase ao turismo no estado, uma mola propulsora da economia e do desenvolvimento nacional.

Provamos que podemos, sim, realizar grandes competições, a exemplo de nossa experiência com a Copa do Mundo de Futebol em 2014, que não deixou nada a desejar por parte da organização local e de todos os setores envolvidos. Desta vez, não será diferente.

A atração dos porto-alegrenses pelos jogos é irresistível e não é só isso. Quando se fala de grandes torneios, toda a sociedade tem a certeza de que serão dias absolutamente seguros nas áreas públicas e que eventuais dificuldades, como os congestionamentos na cidade ou filas em restaurantes, não terão a menor importância. Afinal, Porto Alegre, durante a Copa América, será transformada em uma grande festa de confraternização entre várias nacionalidades!

COMENTÁRIOS