Cooperativa Vinícola Aurora, os bons frutos do cooperativismo

Presente em todo o território nacional, a Aurora exporta para 20 países, nos cinco continentes, e é líder no mercado de vinhos finos, sucos de uva integrais e coolers. Para o fim de ano, o destaque são os espumantes.

 

A vinícola foi fundada em fevereiro de 1931 por 16 famílias de produtores de uvas e vinhos da região de Bento Gonçalves. Logo tornou-se o maior empreendimento vinícola do país, sendo hoje a maior e mais premiada vinícola do Brasil, formada por 1,1 mil famílias, sempre com o suporte técnico de agrônomos da cooperativa, como conta Hermínio Ficagna, diretor geral da empresa.

No Mercado Público são encontrados os produtos: Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 2015, Espumante Procedências Chardonnay, linha espumantes Aurora, linha espumantes Conde de Foulcauld, vinhos Aurora Reserva, vinhos Aurora Varietal, sucos de uva integral das marcas Aurora e Casa de Bento, e azeite de oliva extravirgem Pequenas Partilhas. No Mercado, os carros-chefes são os sucos de uva e os espumantes, com grande saída.

 

Linha de espumantes

São cinco linhas completas de espumantes finos, além do “top de linha” Aurora Extra Brut Pinto Bandeira, método tradicional, com 24 meses de leveduras, elaborado especificamente com as uvas cultivadas no município de Pinto Bandeira.

A linha Aurora Procedências contempla três espumantes pelo método Charmat: Branco Brut de Chardonnay, Branco Brut de Pinot Noir vinificada em branco e Rosé Brut. Na linha Aurora Espumantes, o premiadíssimo Moscatel Branco, o Moscatel Rosé, o Demi-sec, o Prosecco e o também premiado Aurora Brut Chardonnay. A tradicional marca Marcus James de vinho tem dois exemplares espumantes, igualmente premiados, o Brut e o Demi-sec. A Conde de Foulcaud chega ao mercado nas versões Branco Brut, Branco Demi-sec, Rosé Brut e Rosé Demi-sec. E a linha de entrada, Saint Germain, tem os espumantes Brut e Demi-sec, além de frisantes. A Aurora cria, todos os anos, estojos com garrafa e taças, ideais para presentes.

 

Diferenciais e qualidade

A Vinícola Aurora tem um portfólio de 13 marcas e cerca de 200 itens. São muitos produtos, cada qual com a sua peculiaridade, atendendo a todos os perfis de consumidores. “Norteamos nossa atuação no mercado pela busca incessante da qualidade de tudo o que produzimos, equacionando com as melhores condições de preços. Mesmo os nossos itens de menor sofisticação levam ao consumidor a qualidade e a segurança necessárias”, explica Hermínio.

O patamar de qualidade é atingido sempre com muito trabalho, diz. “Investimos incansavelmente na qualidade de tudo o que produzimos, seja com equipamentos de última geração, com desenvolvimento de embalagens eficientes e competitivas no mercado, na formação de profissionais em todas as áreas e, claro, no trabalho no campo, nas melhores técnicas de cultivo e manejo dos nossos parreirais para garantia das melhores uvas, que são a nossa matéria-prima.”

A empresa atualmente está erguendo uma fábrica modelo no Vale dos Vinhedos com 19 mil m² de área construída, destinada, inicialmente, à produção das linhas de suco de uva. A construção tem foco na busca de Certificação Leed, dentro dos princípios de sustentabilidade. A previsão de início da operação é abril de 2009.

 

COMENTÁRIOS