Coopeg – Produtos orgânicos e saudáveis

Jorge Luís Madeli é o presidente e fundador da Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg), hoje com mais de 50 associados em oito municípios e com mais de 70 produtos orgânicos e sem uso de agrotóxicos, gerados pelas famílias dos associados. Nos últimos dois anos, a cooperativa fez uma parceria com a Univates de Lageado, com recursos da Finep para desenvolver novos produtos, como suco de uva com beterraba e suco de uva com gengibre.

 

Quais os diferenciais destes produtos?

São sucos com relaxantes musculares, calmantes. No caso de beterraba com a uva, além dos benefícios dessa uva, também possui oxidantes, o que é muito interessante para a saúde. E a beterraba também tem muito ferro, o que é bom para a anemia, que é muito comum em crianças, jovens e até adultos. É um suco bem completo. E o suco com gengibre também é muito bom, porque é um ingrediente anti-inflamatório.

 

Como a empresa atingiu o seu patamar de qualidade?

Contribuiu muito o auxílio da universidade Univates, com o seu setor de pesquisa, junto com a nossa equipe técnica da empresa.

 

Como surgiu a ideia de criar estes produtos?

Surgiu de dentro da nossa empresa mesmo. Há dois anos, fomos na Feira Internacional de ANUGA, na Alemanha. E lá é muito comum estes sucos com legumes, sucos verdes, como eles chamam na Europa. Mas a gente não sabia como poderiam ser desenvolvidos e conservados para que chegassem ao mercado. Então a partir deste recurso que veio do Fundep, para projetos de inovação ao qual fomos contemplados, tivemos as condições para realizar estudos, pesquisas e profissionais para poder obter os resultados.

 

Quem pode consumir estes sucos?

Até os diabéticos, porque eles não levam açúcar comum, conservantes. O açúcar é o das próprias frutas, sacarose e frutose natural.

 

Onde é possível encontrá-los?

No Mercado Público, eles podem ser encontrados na Loja Reforma Agrária. Ainda são vendidos  em feiras ecológicas, como a da José Bonifácio, no bairro Bom Fim, aos sábados, em Porto Alegre. E também na própria cooperativa, através de serviço de atendimento ao consumidor.

COMENTÁRIOS