Concurso cultural marca os 150 anos

“Minha história com o Mercado” premiou os melhores textos que contam a relação dos frequentadores com o prédio.

Vencedores do concurso foram anunciados durante a festa de aniversário do Mercado, no dia 03.
Foto: reprodução/Mercado Público de Porto Alegre

Quem frequenta o Mercadão tem sempre muitas histórias para contar, repletas de memória, alegria e, muitas vezes, saudade. Pensando em reunir os relatos dos frequentadores e visitantes, a Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), que representa os mercadeiros, lançou o concurso “Minha história com o Mercado”, que premiou os três melhores relatos no dia 3 de outubro, aniversário do Mercado.

Os textos foram recebidos até o dia 20 de setembro e foram avaliados por uma banca julgadora formada por membros da Ascomepc e jornalistas convidados da Rádio Guaíba, do SBT e do Jornal do Mercado. As três histórias vencedoras receberam uma cesta com produtos tradicionais do Mercado e mais: serão publicadas na edição de novembro do Jornal do Mercado.

Os vencedores foram:

  • Benjamin Borsatto, com o texto “O mondongo do Mercado Público Central”, falando sobre o prato.
  • Gisele Santos, “O Mercado Público de Porto Alegre mudou a minha vida”, falando de um curso de alfajores que fez no Mercado, com o que passou a trabalhar dali em diante.
  • Luciamem Winck, “Presente precioso”, sobre a Bomba Royal e as memórias com o pai.

Todos os textos participantes foram impressos e expostos em um varal no dia do aniversário do Mercado. Permissionários e funcionários não puderam concorrer, porque as suas vidas já são repletas de lembranças do Mercadão, mas aqueles que quiseram participar da exposição também enviaram relatos compartilhando as suas histórias.

COMENTÁRIOS