Compras da Páscoa no Mercado

Consumidores

 

Compras da Páscoa no Mercado

 

 

Clientes de páscoa caseira

Renilda Candelo, pensionista, 64 anos – Estou comprando chocolates para fazer bombons para vender. Só uma cliente minha me pediu 15 caixas. Cada uma vai seis. Tenho clientes do meu condomínio que pedem. Comecei porque minha filha que fez o curso, mas foi trabalhar como fiscal de trânsito. Comecei a olhar, aprendi e a fazer sem curso sem nada, com a experiência. A páscoa é uma representação católica, mas está como um comércio, acho errado.  A páscoa é um momento lindo e maravilhoso. Tenho péssima lembrança da minha páscoa na infância, éramos pobres, do interior, nunca tive páscoa e natal. Mesmo assim não guardo mágoa e rancor, sou uma pessoa feliz e só tenho a agradecer tudo que eu tenho. Compro tudo aqui no Mercado, bacalhau, peixe, chocolate…

 

 

 

Bacalhau à moda brasileira

Veli Brito Lauer, 86 anos, aposentado – Aqui no Mercado eu me sirvo de bacalhau porque sou sempre bem servido. Eu costumo comprar o bacalhau mais barato, o saith, que apesar de ser mais escuro, tem um sabor mais forte. Quando eu compro o ling, faço bolinhos de bacalhau, pois ele é especial para isso. É um prato que todo mundo gosta e mais simples de fazer. Hoje de noite eu pretendo fazer bacalhau a moda brasileira, misturar cebola, alho, tomate, que são os temperos necessários. Faço um bom molho, coloco batata, um pouco de ervilha também. Acompanha um arroz branco e está feita a janta. A páscoa caiu de moda, hoje é um dia comercial onde todo mundo vai para restaurantes festejar com jantas. Os chocolates para crianças estão com preços absurdos e também faz mal muito chocolate, prefiro dar roupas e pouco chocolate para as crianças.

 

 

 

Páscoa, alegria das crianças

Adriana Alves Martins – 35 anos – recepcionista – Vim buscar forminhas para fazer chocolate e ovinhos. Acho que sai mais em conta do que comprar. Vou produzir minha páscoa em casa para os filhos e sobrinhos. Apesar do gasto, representa a alegria das crianças. Sempre quando tinha essa data da páscoa procurávamos chocolates escondidos atrás do sofá. E hoje faço isso com meus filhos, domingo bem cedo. Quando tenho que trabalhar, aí deixo nos pés da cama e eles pegam, mas quando estou em casa faço isso, escondo atrás do sofá. Ah, os produtos do Mercado são ótimos!

 

 

Tradição portuguesa

Eroni Blum, 65 anos, aposentada – Sempre compro bacalhau aqui no Mercado Público. Eu faço bacalhau a Gomes de Sá. Ele é preparado com ovo, batata, azeitonas, cebolas. Faço todo ano, é tradicional. Eu não tenho muita religiosidade. Faz-se por que se acostumou desde pequeno. Uma feliz páscoa para todo mundo.  

 

Receitas e peixes variados

Vera Maria Amaral Batista, 59 anos, aposentada – Na páscoa costumo comprar bacalhau, anjo e camarão, que eu costumo fazer com leite de coco e creme de leite. O bacalhau é a bacalhoada e o anjo à milanesa. Páscoa para mim é a ressureição de Cristo e lembranças da infância. Ah, meus pais preparavam as cestas e nós saímos para procurar. Aqui nas peixarias é tudo ótimo, sempre venho aqui. 

 

                                                                                                                                              Fotos: Gabriel Pereira dos Reis / JM 

COMENTÁRIOS