Chef Diogo Celente
Gastronomia vegetariana começando a virar a mesa
Aos poucos, os vegetarianos vão encontrando mais espaço para a sua opção gastronômica, mostrando que essa comida também pode ser criativa – e saborosa.

Afirmando que para ser vegetariano basta não comer carne, ele explica as diferenças com a cozinha vegana: “É uma cozinha que não usa nada de origem animal, como leite, queijo, mel e ovos”. Sua iniciação com o vegetarianismo aconteceu quando começou a fazer yoga.
Mudanças no cenário
Relação com o Mercado e cozinha vegetariana
“Vou muito ao Mercado Público para comprar insumos, principalmente os desidratados – cogumelos, soja, grão de bico, etc. – para o meu negócio, e também coisas para o meu dia a dia. O Mercado é muito bem servido de insumos utilizados na cozinha vegetariana, e aqui também é mais acessível. E tem, inclusive, artigos mais específicos, como tofu defumado, diversos tipos de grãos e temperos. Eu vinha também para comer no Telúrico (restaurante vegano), mas agora ele não está mais no Mercado.”
Receitas
“Por que a escolha? A criação das minhas receitas é simples: às vezes vou à feira orgânica do Bom Fim (aos sábados), vou olhando e vai surgindo. Ou antes de dormir, anoto e saio à caça. A salada tem a ver com o clima. E os outros ingredientes são os que eu mais gosto de cozinhar para mim, como legumes salteados, cogumelos e alho com amendoim – descobri que se complementam nos sabores, estou usando bastante. Não pensei em uma harmonização, mas acho que com um vinho tinto sairia muito bem.”
ENTRADA
Salada crocante
Ingredientes
Mix de folhas (sugestão: alface crespa, americana e rúcula)
Cenoura ralada
Broto de feijão
Pepino japonês
Para o tempero:
Melado
Mostarda
Sumo de meio limão
Sal a gosto
Modo de Preparo
Pegue as folhas e rasgue-as grosseiramente. Reserve em uma tigela.
Rale uma cenoura e um pepino. Coloque na tigela, junto com as folhas.
Pegue o broto de feijão e misture.
Para fazer o tempero da salada, misture duas colheres de melado para uma de mostarda e o sumo de meio limão. Sal a gosto.
PRATO PRINCIPAL
Arroz integral, legumes salteados no azeite de oliva com alho e amendoim, cogumelo Portobello grelhado com sal e pimenta, molho de mandioquinha
Arroz integral
Ingredientes
Meia xícara de arroz para duas de água
Modo de Preparo
Cozinhe em fogo alto até começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar até evaporar a água. Caso o grão fique meio duro, adicione mais um pouco de água.
Legumes
Ingredientes
1 abobrinha pequena cortada em meia lua
½ pimentão amarelo cortado em tiras
1 cebola cortada em meia lua
1 tomate cortado em cubos
Azeite de oliva
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de amendoim triturado
Modo de Preparo
Use uma wok ou uma frigideira antiaderente, refogue a cebola no azeite de oliva até amolecer e ficar transparente. Coloque a abobrinha e refogue por mais um tempo (mais ou menos 5 minutos). Adicione o tomate e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Por último, coloque o pimentão. Desligue o fogo, tampe a panela e reserve.
Em outra panela, refogue dois dentes de alho finamente picados até dourar. Adicione duas colheres de sopa de amendoim triturado, misture bem. Adicione essa mistura aos legumes refogados.
Molho de mandioquinha
Ingredientes
100 g de mandioquinha
100 mL de leite de coco
Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Lave a mandioquinha, coloque numa panela com água e cozinhe por aproximadamente 10 minutos. Espete-as com um garfo – se não estiverem moles, deixe cozinhar por mais uns minutos. Depois de cozidas, escorra bem a água e coloque-as num mixer ou liquidificador com o leite de coco. Bata bem até virar um creme, caso precise ponha um pouco de água para afinar a mistura.
Cogumelo Portobello
Ingredientes
Cogumelos Portobello
Azeite de oliva
Sal a gosto
Modo de Preparo
Retire o talo do cogumelo e grelhe numa panela de ferro ou em uma chapa com azeite de oliva e sal até ficar macio.
SOBREMESA
Sorbet de mirtilo
Ingredientes
Sumo de meio limão
1 caixinha de mirtilo
1 e ½ copos de água
1 copo de açúcar cristal orgânico
Modo de Preparo
Cozinhe o açúcar com a água, deixe ferver por 10 minutos e aguarde esfriar.
Bata o mirtilo no liquidificador com o sumo do limão e a calda de açúcar já fria e leve para congelar por cerca de 8 horas.
Na hora de servir, transfira do congelador para a geladeira por 10 minutos e depois bata no liquidificador ou processador.
Roteiro
Destacando que no Mercado é mais fácil encontrar frutas e legumes de época, o chef Diogo Celente fez um rápido giro por algumas bancas para encontrar os seus ingredientes.
Macrobiótica Sauer
Leite de coco, melado, mostrada e arroz integral
Box Ponto Certo
Hortifrutis – tomate, cebola, alho e pimentão
Banca 10
Mandioquinha, cenoura, alface e broto de feijão
OUTRAS BANCAS
Alguns produtos também são encontrados nas bancas:
Banca 11, Banca 12, Box 2 Unidos, Box Bagé, Box do Alemão, Box do Pereira, Box do Tio Raul, Box Poliervas, Box Tempero e Sabores.
COMMENTS