Chás para controlar a balança no inverno

Uma das maiores dificuldades durante estes meses mais frios é conseguir manter o peso dentro do ideal.

Foto: David Mao/Unsplash

NUTRIÇÃO EM FOCO, por Michele M. Reginatto, nutricionista, CRN2 12250, pós-graduada em Nutrição Estética Funcional e em Fitoterapia Clínica

Todos sabem o quão importante é para a saúde e para evitar o ganho de peso manter uma alimentação equilibrada e adequada e a prática regular de atividades físicas. O que poucos sabem é que alguns chás naturais podem ajudar a controlar o peso também! Algumas plantas medicinais com ação calmante podem contribuir para a redução da ingestão de alimentos, principalmente em momentos de nervosismo, ansiedade, tensão e estresse.

Entre os muitos chás a serem utilizados, uma opção são as flores da camomila (Matricaria recutita), que possuem ação calmante, digestiva, descongestionante e anti-inflamatória. Basta utilizar uma colher de sopa das flores para 150 mL de água fervente, deixar em infusão por 10 minutos, coar e tomar. Pode-se tomar de três a quatro xícaras ao dia.

Outra possibilidade são as folhas e os frutos do maracujá (Passiflora incarnata L.) que reduzem ansiedade, cefaleia nervosa, perturbações da menopausa, insônia, taquicardia, cólicas, nevralgias, asma e são diuréticos. A indicação seria usar uma colher de sopa das folhas para 150 mL de água fervente, deixar em infusão por 10 minutos, coar e tomar. Pode-se tomar de uma a duas xícaras ao dia. Cuidado com quantidades maiores, pois podem gerar efeitos colaterais e gerar interações com algumas medicações.

As folhas e sumidades (parte mais extrema dos ramos) floridas da melissa (Melissa officinalis L.) também têm ação calmante, auxiliam na eliminação de gases e nos distúrbios menstruais. Para o seu chá, utiliza-se uma a duas colheres de sobremesa da planta para 150 mL de água fervente, deixadas em infusão por 10 minutos e coadas para tomar. Pode-se tomar de duas a três xícaras ao dia. Uma observação importante é que deve ser evitada por pessoas com hipotireoidismo e pressão baixa.

Algo fundamental para potencializar os efeitos dos chás é não adicionar açúcares à bebida. Que tal um chá para se aquecer no inverno? Procure um nutricionista para as devidas orientações e prescrições.

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