Cervejas especiais

Verão pode ser sinônimo de muitas coisas, inclusive de cervejas. Entre estilos amargos, doces, ácidos, cítricos, a leveza, o equilíbrio e o frescor devem ser levadas em conta nessa época do ano. Já escolheu o seu? Se não, aí vão algumas dicas para ninguém passar calor.

 

Edelbrau Witbier

Leve, refrescante e com notas cítricas, essa é a Witbier da Edelbrau. A cervejaria, localizada em Nova Petrópolis/RS, traz esse estilo tradicionalmente temperado com coentro e casca de laranja, com um ingrediente extra: casca de bergamota — fruta colhida pela vó do cervejeiro! De cor amarelo-palha, é turva, por não ser filtrada, e tem 4,7% vol e vendida em garrafas de 500 mL. Harmoniza muito bem com pratos leves, como sushi, frutos do mar e queijo brie.

 

 

 

Urwald Pilsen

A Pilsen da cervejaria Urwald, de São Vedelino/RS, é uma cerveja clara, de leve amargor. O aroma do malte e o frescor do lúpulo fazem dela uma bebida com características únicas. Pode ser harmonizada com entradas diversas e queijos frescos (tipo Minas) ou ricota. Com 4,6% vol., a temperatura ideal para consumo é de 2 a 4 °C. Pode ser encontrada em garrafas de 600 mL.

 

 

 

Imaculada Saison

A cervejaria Imaculada apresenta a sua Saison, uma cerveja de origem belga, clara e leve, com sutil acidez e picância. Leva na composição gengibre, sementes de coentro e alecrim frescos, o que confere aroma e sabor condimentados. Possui graduação alcoólica de 5% e IBU (amargor) 14. É vendida em garrafas de 500 mL.

 

 

 

Tupiniquim Tirana Sour Ale

A Sour Ale da porto-alegrense Tupiniquim é uma cerveja com alta carbonatação e levemente azeda devido à ação de lactobacilos, mas não deixa a leveza e refrescância de lado. Pode ser harmonizada com carnes grelhadas, pratos agridoces, queijos e sobremesas. Tem 4% vol. e é  comercializada em garrafas de 310 mL.

 

 

 

Fotos: divulgação

 

COMENTÁRIOS