Cervejas de março

Março marca o final do verão, mas costuma ser o melhor mês pra veranear. Não é tão calor, as praias não estão tão cheias, os preços voltam ao normal e a freeway flui como deve. Mas essa temporada foi animada por um calor úmido, abafado e constante. Não bastasse, a capital gaúcha, mais que qualquer outra cidade, sofreu com tempestades, tornados e temporais que deixaram um rastro de destruição e prejuízos incalculáveis para grande parte da população e das seguradoras… As cervejas artesanais estavam vendendo mais que água e, ao mesmo tempo que sofreram enchentes, tiveram que cair na real e se preparar para o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau/ SC, de 9 a 12 de março, o mês bom de curtir.

 

BURGOMESTRE, por Sady Homrich

E eu garanto que esse festival é realmente uma curtição para quem gosta de cerveja artesanal, gente bacana, som bom e organização. Participei de uma primeira edição em 2005, bem incipiente, e anualmente desde seu renascimento em 2010. Um número crescente de expositores faz questão de levar seus lançamentos para mostrar durante os dias de festa.

Ali estarão as melhores cervejas artesanais do país! E como cada ano muda a tendência, além das confirmadas que ganharam medalhas em anos passados, tem uma gama de novidades em termos de insumos, receitas e técnicas cervejeiras. O número de marcas, estilos e rótulos vem aumentando e em 2016 teremos 124 expositores com aproximadamente 800 rótulos para serem degustados nos pavilhões 1 e 2 da Vila Germânica, que são muito bem estruturados com ar condicionado, banheiros limpos, água à vontade, pias para enxaguar os copos, praça de alimentação, atendimento médico e segurança.

Nos dias que antecedem o festival, 54 profissionais especializados no assunto – sendo 17 estrangeiros – estarão degustando a bagatela de 1469 rótulos de 222 diferentes cervejarias para julgar as que merecem medalhas de ouro, prata e bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas. A entrega será feita na véspera da abertura do Festival para o público saber quem se destacou. O título de melhor cervejaria é outorgado àquela que recebe mais medalhas nas categorias inscritas.

Essa é a quarta edição do Concurso Brasileiro e participei como jurado em todas. Ajudei e ajudarei a escolher as campeãs:

 

ANO CERVEJA DO ANO CERVEJARIA DO ANO
2013 Wäls Pilsen, 5,0% alc (MG) Cervejaria Bodebrown (Curitiba/PR)
2014 Amazon Beer Stout Açaí, 7,2%alc (PA) Cervejaria Bodebrown (Curitiba/PR)
2015 Seasons BasiliCow, 5,0%alc (RS) Cervejaria Tupiniquim (Porto Alegre/RS)

 

Esse ano terá a primeira edição da Feira Brasileira da Cerveja, que acontecerá no Setor 3 do Parque Vila Germânica, em uma área de 3.600 m² estarão  presentes 42 empresas que prometem impulsionar os negócios nesse segmento.

Quem puder ir a Blumenau não irá se arrepender. Os que não puderem, podem procurar as cervejas que forem premiadas para degustar. Também não irão se arrepender!

SADY HOMRI

Que a fonte nuuuunca seque!!!

COMENTÁRIOS