Cerveja brasileira em concursos internacionais

Há diversos torneios cervejeiros ao redor do mundo, já falamos deles aqui. Alguns têm maior projeção, outros, maior credibilidade, cada um com seu critério de avaliação. O Brasil vem arrebatando diversas medalhas pelo mundo e 2018 está confirmando a crescente qualidade da nossa cerveja.

 

Claro que nem todas as cervejarias enviam amostras para todos concursos, isso é uma questão de estratégia de cada uma. Então não se impressione caso não encontre sua ceva favorita nas listagens de vencedores.

Um dos principais concursos cervejeiros no continente, a South Beer Cup reveza a sede anualmente entre o Brasil e a Argentina. Em 2018, a cidade anfitriã é brasileira: Belém, do Pará. O evento se realiza entre 6 e 9 de setembro, em paralelo ao 3º Festival Amazônico de Cerveja. No concurso, disputado em Mar del Plata em 2017, as cervejas brasileiras foram o destaque principal. Na próxima edição, divulgaremos o resultado!

O World Beer Awards foi criado em Londres no ano de 2007. Duas cervejarias da Serra Gaúcha enviaram cervejas para lá esse ano se deram bem! Foram duas etapas: primeiro em junho, quando um grupo de jurados fez a avaliação da seletiva nacional na Cervejaria Tarantino (SP), da qual apenas cervejarias brasileiras participaram. Em Londres, dia 15 de agosto, foi divulgada a premiação mundial.

A cerveja Leopoldina Tripel, da Cervejaria Leopoldina, de Garibaldi/RS, foi eleita a Melhor Brasileira do estilo Belgian Style Tripel. Um feito e tanto. As demais medalhas gaúchas foram as seguintes:

 

OURO

Leopoldina IPA — categoria IPA American Style

Leopoldina Witbier — categoria Wheat Beer/Belgian Style Witbier

Süd Tripel (Bento Gonçalves/RS) – categoria Pale Beer/Belgian Style Tripel

 

PRATA

Leopoldina Session Pale Ale — categoria IPA/Session

Leopoldina Weissbier — categoria Wheat Beer/Bavarian Style Hefeweiss

Süd Tripel — categoria Pale Beer/Belgian Style Tripel

 

BRONZE

Leopoldina Quadrupel — categoria Flavoured/Wood Aged

Süd Barley Wine — categoria Dark Beer/Barley Wine

 

Veja a lista completa das premiadas no Reino Unido em: revistadacerveja.com.br/world-beer-awards-tem-oito-cervejas-brasileiras-entre-as-melhores-do-mundo

 

 

COMENTÁRIOS