Cerveja, aromas e sabores

COLUNA

Cerveja, aromas e sabores

Marcelo Scavone, Sommelier de cervejas formado pela Doemens Akademy/Senac-SP, sócio proprietário da EGAS – Escola de Gastronomia Aires Scavone.

  É com satisfação que damos início a esta coluna sequencial cuja proposta é auxiliar na propagação e divulgação das cervejas especiais. Neste universo encontraremos mais do que 130 estilos/sub-estilos de cervejas. Traremos, sim, ao leitor uma forma descontraída e saborosa desta que é a bebida mais versátil de todos os tempos. Degustação, dicas, estilos, rótulos, harmonizações e história são alguns dos temas que estarão presentes nesta coluna.

    Estamos no mês de março, desta forma não passará em branco a festa do dia de São Patrício ou St. Patrick´s Day, melhor ainda passará em “VERDE”, verde pelo motivo de que o Santo (considerado Santo embora não tenha sido canonizado) carregava sempre um trevo, simbolizando a Trindade Divina (Pai, Filho e Espírito Santo).

     Comemorada sempre nos dias 17 de março (aniversário de morte de São Patrício), e especialmente na Irlanda, pois o Santo lá é padroeiro, fundador da igreja católica. Hoje a festa já se difundiu por 150 países.

   Como em qualquer país, toda festa é comemorada com bebida e lá na Irlanda não poderia ser diferente: a comemoração é regada a PINTS de Guinnes®. Só para se ter uma ideia da dimensão que tomou a festa, no mundo neste dia são consumidos cerca de 13 milhões de PINTS. A festa, pelo menos no Brasil, não tem uma conotação religiosa e sim de confraternização e muita cerveja.

      O Finnegan´s, em São Paulo, aberto desde 1988, foi o primeiro bar típico irlandês no Brasil. Em Porto Alegre, este dia é comumente compartilhado principalmente pelos bares, Bier Market, Mulligan Irish Pub e Shamrock Irish Pub o mais tradicional deles. Em Ivoti no Pub Garagem 23 e em Gramado no Santa Brígida.

 

Segue uma dica simples e deliciosa para recarregar as baterias no meio da festa:

Ingredientes:

– 1 lata de leite condensado

– A mesma medida de Cerveja Stout (Guinnes®)

– 3 ovos

– 1 creme de leite UHT (caixinha 200ml)

– 50g Açúcar para caramelizar a forma

Modo de fazer:

Derreta o açúcar até o ponto de caramelo e forre com ele uma forma redonda para pudim, com furo no meio; misture todos os ingredientes do pudim suavemente, até que se obtenha uma mistura homogênea; cubra a forma com papel alumínio e coloque em uma assadeira com 2 cm de água para assar em Banho Maria. Leve ao forno baixo (160° a 170°) por duas horas. Retire, deixe esfriar, leve à geladeira por pelo menos 3 horas. Retire da forma e sirva. (*Receita adaptada de Luiz Antonio Caropreso)

COMENTÁRIOS