Cerveja Aromas e Sabores

Cerveja Aromas e Sabores

Marcelo Scavone, Sommelier de cervejas formado pela Doemens Akademy/Senac-SP, sócio proprietário da EGAS – Escola de Gastronomia Aires Scavone e Membro da Associação Brasileira de Sommeliers de Cervejas.

 

O assunto pescado foi a encomenda para a coluna deste mês. A traíra é, provavelmente, o peixe mais brasileiro de todos, carnívoro de água doce, e encontrado em todo o território nacional. De carne saborosa, seu filé deve estar previamente retalhado, processo este que serve para quebrar ou cortar os espinhos. Tenho certeza que todo mundo tem uma história de pescador de traíra para contar. Como não é a proposta desta coluna, pouparei os leitores de minhas histórias e vamos direto à receita.

 

Escabeche de Traíra, (rende 10 porções)

Ingredientes

1kg de filé de traíra

500g de cebola cortada em aros

350g de tomate sem pele e sem semente

1 colher sobremesa de pimenta preta em grãos

100ml de vinagre de vinho branco

80ml de azeite

5 folhas de louro

Farinha de trigo para empanar

1 litro de óleo

Sal a gosto

 

Modo de Fazer

Temperar o peixe com sal e 50ml de vinagre e deixar marinando por 20 minutos;

Empanar na farinha de trigo;

Fritar em óleo quente;

À parte refogar a cebola com 40ml de azeite até que fique transparente, acrescentar o vinagre e o restante das folhas de louro, deixando ferver por 3 minutos;

Acrescentar o tomate, desligar e reservar.

 

Montagem

Em recipiente colocar as postas de peixe, cobrir com o refogado de cebola e tomate, acrescentar as pimentas em grãos, regar com azeite e resfriar. Pode se repetir a operação e fazer em camadas.

 

Para acompanhar

Peixe nacional, cerveja nacional. Degustaria, facilmente, este prato com uma Pilsen, seja American pilsener ou German pilsener, desde que tenha personalidade. Seguem algumas dicas: Original – Dado Bier, Coruja – Extra Viva, Bamberg – Camila Camila, Abadessa – Slava, 3 Lobos – American Pilsener. Com certeza, o leitor poderá degustar com outras tantas cervejas deliciosas, elaboradas por microcervejarias nacionais. Boa degustação a todos!

 

 

COMENTÁRIOS