Cerveja Aromas e Sabores

 

Cerveja, Aromas e Sabores

 

Marcelo Scavone, Sommelier de cervejas formado pela Doemens Akademy/Senac-SP, sócio proprietário da EGAS – Escola de Gastronomia Aires Scavone e Membro da Associação Brasileira de Sommeliers de Cervejas.

 

Logo no início do mês de julho, mais precisamente no quarto dia, em 1776, a independência americana foi planejada, escrita e proclamada por cinco americanos, entre eles Thomas Jefferson. Ainda que uma pequena introdução à cerca da independência americana, o que isso tem haver com cerveja? Fora o fato de que a história dos Estados Unidos da América é recheada de cerveja, hoje com grandes companhias cervejeiras e mais de 4000 micro-cervejarias, a história mais curiosa é que na sua aposentadoria Thomas Jefferson também gostava de fazer cerveja. Em Monticello, no estado da Virginia, com hábitos hoje “intitulados” de slow food, slow beer, sustentabilidade e economia sustentável, foi que Jefferson viveu seus últimos anos. Sim, ele também era homebrewer!

Veja mais em http://www.monticello.org/site/research-and-collections/beer, visite também o site da cervejaria Jefferson. Não é uma cervejaria antiga, porém, leva o nome em homenagem, além de ter o apoio e assinatura de Randy Mosher. http://www.jeffersonbrewery.com. A Brewery Jefferson não figura na lista de 2011 das melhores cervejas americanas escolhidas pelos leitores da Zymurgy Magazine, através de votação. A revista é uma publicação da Associação Americana de Hombrewers, http://www.homebrewersassociation.org.

Das listadas como as melhores, ressalto a que figurou em 10° lugar, uma Pale Ale da Sierra Nevada. Excelente cerveja e com bom custo/benefício.

Cerveja de coloração âmbar escuro, elaborada de forma cuidadosa, trata-se de uma releitura da uma Pale Ale tradicional, com deliciosas notas de malte, com sabor picante e muito aromática, graças à finalização com lúpulo cascade. Das características técnicas, ela possui 5,6% de álcool e índice de amargor 37. Medalha de ouro em 1995,1994,1993 pelo Great American Beer Festival como a melhor American Pale Ale e Premiada em 1992, como classic Pale Ale e em 1990,1989, 1987 como a melhor Pale Ale.

Não bastasse a premiação, a Sierra Nevada pratica hábitos de sustentabilidade fortíssimos, possuindo o maior painel de captação solar privado dos EUA, monitora on-line a captação e acúmulo de energia da Sierra Nevada CO, pelo site. Finalizando as comemorações da independência americana podemos ressaltar que das 1001 cervejas citadas por Adrian Tierney Jones, em seu livro “As 1001 Cervejas para Beber antes de Morrer”, 24% delas são americanas ou seja 242.

COMENTÁRIOS