Cerveja, aromas e sabores

COLUNA

Cerveja, aromas e sabores

 

Marcelo Scavone, Sommelier de cervejas formado pela Doemens Akademy/Senac-SP, sócio proprietário da EGAS – Escola de Gastronomia Aires Scavone e Membro da Associação Brasileira de Sommeliers de Cervejas.

marcelo@egasrs.com.br

 

 

 

      Mês da Páscoa, não poderia ser diferente, cerveja e chocolate. A bebida originária do cacaueiro era a bebida dos deuses e foi por anos motivo de riqueza e moeda de troca. O Povo Olmeca, há 3000 anos atrás, foram os primeiros a cultivar o cacao, ao contrário do que pensamos, que seriam os Astecas. Bom, de fato, na prática isto não influencia tanto assim. Porém, a bebida amarga e energética, que poderia fazer um homem caminhar e trabalhar um dia inteiro e é ainda motivo de muito prazer, satisfação e degustação. Hoje a bebida transformou-se em um elemento mais sólido, não deixando de ser alimento e nem mesmo de ter propriedades energéticas e afrodisíacas.

    E a cerveja? Bom, bem mais antiga, com mais de 6000 anos, a cerveja também passou por transformações. Hoje bebida com diversas variações, bem mais agradável que as elaboradas, quase que acidentalmente lá nos seus primórdios.

    É grotesco tratarmos da combinação de cerveja e chocolate como algo novo, pois esta combinação era e provavelmente ainda é a única permitida nos monastérios em época de JEJUM. Portanto, não podemos afirmar que a combinação e harmonização de chocolate com cerveja seja coisa nova. Podemos sim, afirmar que despertamos para estes sabores, aromas e experiências, que, com tamanha variedade de chocolates e cervejas especiais, fazem desta combinação algo muito prazeroso e admirado por todos, além de, é claro, terem propriedades medicinais. Em tempo, estaremos aprofundando mais sobre o tema cerveja e saúde.

    Tirando vantagem do excedente de chocolates em nossas casas proveniente do apelo comercial da páscoa, nada melhor que combinarmos as mesmas com cerveja. Segue abaixo uma simples receita para finalizarmos esta matéria.

 

Ganache de chocolate

Ingredientes:

– 100g de chocolate meio amargo

– 100g de creme de leite

– 30g de manteiga sem sal

Modo de fazer:

Picar o chocolate. Derreter em banho-maria, acrescentar o creme de leite aquecido e após a manteiga. Vai bem com morangos, acompanhado da cerveja MASTRA.

 

Variação

 Ingredientes:

– 100g de chocolate ao leite

– 100g de creme de leite

– 30g de manteiga se sal

Modo de fazer:

Picar o chocolate. Derreter em banho-maria, acrescentar o creme de leite aquecido e após a manteiga. Vai bem com banana, acompanhado da cerveja BACKER BROWN

COMENTÁRIOS