Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

O lugar se constitui em um equipamento a serviço das diversas expressões da arte. O “Edifício Força e Luz”, onde o Centro Cultural se abriga, teve como primeira intenção sediar a Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS (CEEE). O prédio, erguido entre 1926 e 1928 pelo arquiteto Adolfo Stern, tem arquitetura de inspiração francesa. Foi tombado em 1994, transformando-se no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo em 2002.

 

Desde então, a casa recebe e acolhe milhares de visitantes em atividades que englobam diversas manifestações artísticas e formativas, como exposições, espetáculos cênicos e musicais, sessões de cinema, contação de histórias, cursos, seminários, oficinas, palestras, lançamento de livros, de filmes, debates. O que de mais importante e relevante que se produz no estado, em termos de cultura, passa pela casa. A agenda é de iniciativa própria e cumpre ininterrupta programação.

O lugar conta com o Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul (MERS), revelando ainda hoje a sua vocação antiga. Pioneiro em registrar a história da energia elétrica no Brasil desde 1977, o museu coloca a CEEE como exemplo para outras instituições nacionais. Entre as 2 mil peças do seu acervo, estão objetos valiosos reunidos por todo o Rio Grande do Sul, em uma exposição interativa ao dispor dos visitantes.

Outro destaque é o Memorial Erico Verissimo, que procura dar visibilidade e acesso a um acervo que revela a vida e obra do escritor gaúcho que deixou as mais profundas marcas na Literatura Brasileira.

O CCCEV possui acessibilidade, com elevadores para cadeirantes, elevadores com informações sonoras e painel em Braille, cadeiras para obesos, no Auditório Barbosa Lessa, além de visitas guiadas e guarda-volumes.

 

Serviço:

Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico
Porto Alegre/RS
Fones: (51) 3228-9710 e 3226.7974

Horário de Visitação
Terça a sexta, das 10h às 19h
Sábados, das 11h às 18h

COMENTÁRIOS