Campanha escolha bem o seu pescado 

Peixe está com tudo. Mas é preciso saber direitinho como comprar, limpar, fazer ou armazenar os pescados. Para isto está sendo lançada esta Campanha que vai de 8 a 21março no Mercado Público. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca – SEAP, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, com apoio da SMIC, SEBRAE, Mercado Público-ASCOMEPC e do Jornal do Mercado. A Campanha prevê também a distribuição de cartilhas contendo dicas para os consumidores com todos os cuidados para fazer aqueles pratos deliciosos e saudáveis com crustáceos, peixes frescos e secos e outros frutos do mar. Aqui algumas dicas em primeira mão:

1. Dar preferência a peixes assados, cozidos ou grelhados.
Evitar consumir peixes fritos, que possuem alto teor energético e de gorduras.

2. Retirar o couro do peixe antes de consumí-lo. A gordura saudável presente nos peixes está concentrada principalmente em sua carne e não em seu couro.

3. Utilizar temperos naturais para preparar peixes, tais como cebolinha, cebola, alho, oré­gano, manjericão, manjerona, cominho, noz-moscada, louro, etc. Deve-se evitar o consumo excessivo de sal e de temperos industrializados. No caso de pescados que já venham salgados, é necessário dessalgá-los adequadamente para evitar que o teor de sódio no alimento fique alto.

COMENTÁRIOS