Campanha de solidariedade Spaan no Mercado

A Sociedade Porto-alegrense de Auxilio aos Necessitados – SPAAN como é conhecida   em seus 76 anos de existência é uma verdadeira instituição de caridade, dedicada à velhice carente em boa parte abandonada pela própria família. A antiga Caixa de Esmolas fundada por rotarianos e maçons funcionou inicialmente aqui neste mesmo Mercado Público lá pelos idos da década de 30 no século passado. Transcorrido esse tempo todo a SPAAN mantém em 4.200m² de área construída, em meio a 15 mil m² de terreno urbanizado mais de 150 idosos, dos quais, uma terça parte, aproximadamente, em estado terminal.

Eles formam uma comunidade de idosos e doentes, vivendo longe dos seus, mas assistidos com serviços médicos, odontológicos, psicológicos e mesmos espirituais, vivenciados no templo da capela ecumênica lá existente. Na SPAAN são consumidos mensalmente mais de 7.000 fraldas geriátricas, mais de 3.000 litros de leite além de aproximadamente 750 kilos de carne e um pouco menos de arroz, feijão, massa, açúcar, café, bolacha, bem como, medicamentos e produtos de higiene e  limpeza.

Nesta obra humanitária estão envolvidos diária e diretamente mais de trezentas pessoas, entre funcionários, pres­tadores de serviços especiais e voluntários, obreiros solidários com a causa daqueles desvalidos que tanto precisam de amor, proteção e assistência, enquanto vivem o chamado poente da existência humana. Quem não conhece a SPAAN não imagina o que ela vive em termos de dificuldades permanentes para o atendimento de despesas e encargos financeiros como água, luz, folha de pagamento e fornecedores de muitos produtos não doados.

Felizmente agora a SPAAN ganhou mais dois parceiros solidários a ASCOMEPC e o JORNAL DO MERCADO com ajuda de ambos a SPAAN promoverá a partir de julho, a CAMPANHA DA  SOLIDARIEDADE SPAAN NO MERCADO  para coleta benemérita de donativos financeiros entre os fregueses, constituído de moedas com o slogan: “Uma  parte do seu troco pode ajudar a melhor idade da SPAAN” e, também um apelo aos comerciantes permissionários do Mercado para que façam doações espontâneas de até  R$ 5 diários para dedução no Imposto de Renda. Essa campanha com certeza vai ajudar muito a SPAAN. Que Deus abençoe os doadores.

COMENTÁRIOS