Caminho dos Antiquários

O Caminho dos Antiquários é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Porto Alegre junto com a comunidade. Está inserido no Programa de Revitalização do Centro e tem como objetivo valorizar o trecho que liga a Praça Daltro Filho à Praça Marquesa de Sevigné, compreendendo trechos das ruas Marechal Floriano Peixoto, Demétrio Ribeiro, Coronel Genuíno e Fernando Machado. Essa região caracteriza-se pela grande concentração de lugares que comercializam antiguidades.

 

A inspiração veio da feira de São Telmo, em Buenos Aires, e a Tristan Narvaja, em Montevidéo, maiores da América Latina nesse segmento. O espaço, que já é repleto de lojas de antiguidades, se transforma em uma grande feira ao céu aberto todos os sábados, entre às 10h e 16h. A Rua Marechal Floriano é fechada e essas lojas colocam seus produtos na rua. São cerca de 50 lojistas que expõem nas ruas e calçadas suas pratarias, móveis antigos, louças, esculturas, cristais, raridades, curiosidades, colecionáveis, artesanato e artes plásticas. A Praça Daltro Filho recebe ainda mais de 20 expositores de toda a cidade.

Além disso, a feira possui uma programação cultural variada, recebendo shows musicais, danças, exposições e dois projetos permanentes: Projeto Dançando na Praça – aulas gratuitas às 11h; Palco Aberto – apresentações musicais – no segundo sábado do mês. Em dias de chuva não há exposição nas calçadas, porém os antiquários funcionam normalmente.

 

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

COMENTÁRIOS