Caminho do livro: na trilha das letras

ESPECIAL FEIRA DO LIVRO, Proposta

 

“Ratos de biblioteca”, caçadores de raridades, ou simplesmente aqueles que procuram livros usados, mais baratos em sebo, sabem que há algumas décadas a rua Riachuelo é o paraíso deles. Para coroar esta tradição, foi criado o Projeto Caminho do Livro, roteiro com várias atividades culturais, realizado todos os sábados que envolvem a Riachuelo e região.

Hoje uma infinidade de livrarias de livros novos e usados, os populares sebos, se proliferaram no entorno da Riachuelo. A partir disto, uma parceria feita entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), criou o Caminho do Livro, nome que recebe o trecho da Rua Riachuelo, entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua General Câmara. Neste perímetro acontecem as atividades, que tiveram início em 9 de agosto deste ano. O Caminho, que conta com feira de livros e programação cultural de estímulo a leitura, pode ser percorrido sempre aos sábados, das 10h às 16h. Ao longo do trajeto, são montados postos de venda, tanto dos livreiros já estabelecidos na Riachuelo, como de outras lojas que tenham se inscrito para participar. Além da feira de livros, também ocorrem apresentações artísticas, contações de histórias, sessões de autógrafos e bate-papos com escritores. O projetoCaminho do Livro integra o Programa Viva o Centro, da Secretaria de Planejamento Municipal (SPM), que busca revitalizar a área central da cidade. Para a instalação de postos de venda e a promoção das atividades culturais, a rua é bloqueada, assegurando-se o fluxo de veículos dos moradores e comerciantes do Caminho do Livro.
Parceiros do Caminho do Livro – Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (ICBNA), Teatro de Arena, Memorial do Ministério Público do RS, Casa do Estudante Aparício Cora de Almeida, Biblioteca da UERGS, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Biblioteca Pública do Estado (BPE), Arquivo Público do Rio Grande do Sul (APERS) e Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRGS).
Empresas interessadas em participar do Caminho do Livro podem obter informações por meio do e-mail sonia@camaradolivro.com.br ou pelo telefone da CRL (51) 3225-5096.

COMENTÁRIOS